Restaurante Páteo das Figueiras é ideia de excelência em Famalicão

Há 15 anos, Rogério Ferreira pôs em prática uma ideia de qualidade, começou com uma pequena sala, na cozinha a palavra de ordem era a comida tradicional, recolheu a unanimidade na excelência do serviço, alargou o espaço – e, hoje, o Páteo das Figueiras é um restaurante escolhido a dedo por quem gosta de comer bem e por quem sabe o que é comer bem.



Localizado em Vila Nova de Famalicão (na Rua do Além, na freguesia de Gavião), o Páteo das Figueiras é um restaurante que “oferece óptima cozinha de pendor regional, numa casa com ambiente simples e acolhedor, decorada com madeira e granito”, refere Rogério Ferreira. E porquê as figueiras? “É sabido que a figueira está considerada ainda como uma árvore sagrada, a dar contributo valioso para a doçaria tradicional portuguesa e entendemos dever aproveitar o facto de este espaço estar rodeado por essas árvores para lhe darmos ainda mais encanto, estando o restaurante rodeado por estes místicos elementos da natureza”, sublinha Rogério Ferreira. E é desta maneira, num ambiente rústico e agradável, que ao cliente são proporcionados diversos pratos tradicionais – muitos deles com o “toque” exclusivo da casa -, desde o Bacalhau à Páteo, à Narcisa, com Broa ou Amendoado, passando pelos Filetes de Pescada com Arroz no Forno ou a Carne de Porco com Castanhas, sem esquecer o Porco Preto à Bordaleza, o Grelhado Misto de Carnes ou o Terra-e-Mar (outro prato com marca exclusiva). Rogério Ferreira quer, no entanto, destacar outra particularidade – que aliás se pode inferir do que atrás fica referido sobre as particularidades da figueira: “um dos nossos pontos-fortes, que aliás são destacados pelos nossos clientes, está nas sobremesas, com uma grande variedade mas com a singularidade de serem todas criadas e confeccionadas na nossa casa”. E há mais – às sextas-feiras, pelo menos uma vez por mês, no Páteo das Figueiras ecoam o trinar das guitarras e as vozes de fadistas, emprestando ainda mais tradição e fulgor a um espaço já de si muito tradicional, discreto e francamente romântico.

Localizado, como se referiu, na Rua do Além, na freguesia de Gavião, em Vila Nova de Famalicão, o Páteo das Figueiras já mereceu, por diversas vezes, apreciações elogiosas por especialistas da boa gastronomia. Neste particular, permitimo-nos citar, com a devida vénia, o “Expresso”: “Casa bonita com muito granito e madeiras, rodeada por frondoso jardim. Possui uma ampla área relvada com campo de futebol, onde as crianças podem brincar em segurança. A comida é bem regional e há fado à 6.ª, ao jantar. As favas com chouriço e os fumados e queijos de Sanabria dão uma amostra das entradas. Há cozido ao domingo e 3.ª, arroz de pato à 4.ª e sábado, papas com rojões, grelhado misto, cabrito assado e bacalhau na brasa. O vinho verde da casa é excelente. No fim, peça a tarte de chila com amêndoa”. Estamos, assim, perante um local de eleição a não perder, para quem gosta dos sabores originais, receitas preservadas e criatividade, sempre com muito respeito pela tradição e património gastronómico.

Partilhar