Alunos de Oviedo, Espanha, no Colégio Vizela




Neighbour, come closer!


Este é o nome de um projeto que foi iniciado no dia 1 de novembro, através da plataforma digital e-Twinning, que visa promover o contacto entre escolas europeias.

Para que este objetivo seja inteiramente cumprido, as escolas planearam visitas de estudo às respetivas cidades. Assim, na quinta e sexta feiras passadas, os alunos do Colégio Vizela receberam de braços abertos os seus vizinhos e parceiros!

Na quinta-feira, o grupo de alunos visitante passou o dia na nossa escola. Assistiram a um concerto musical, participaram em workshops de arte, apresentaram trabalhos que tinham realizado nas aulas de inglês e conviveram com os seus colegas de Portugal.

Na sexta-feira, os nossos alunos foram mostrar a cidade de Guimarães aos seus novos colegas e o dia não podia ter corrido melhor! Começaram por descobrir o centro histórico da cidade através de um peddy paper fornecido pelo Museu Alberto Sampaio, visitaram o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques, passaram pela loja da CEC para levarem alguns “recuerdos” e terminaram no Centro Cultural Vila Flor. Foi um dia em grande!

Tudo começou porque o Colégio Vizela está registado plataforma digital e-Twinning. No início deste ano letivo, aceitou o convite da Professora Maria Patrocínio Martínez Morales, da Fundación Educativa Francisco Coll – Colegio Dulce Nombre de Jesus, em Espanha, para estabelecer uma parceria.

Uma vez que a escola parceira está situada em Oviedo, nas Astúrias, a cerca de 500 quilómetros de distância do Colégio Vizela, o grande objetivo deste projeto pode ser cumprido com mais facilidade. A ideia principal é que os alunos conheçam melhor os seus vizinhos, trocando correspondência e elaborando trabalhos, onde dão a conhecer a sua cultura, a sua rotina diária e os aspetos mais relevantes do local onde moram, para que possa ser feita uma comparação entre as duas realidades.


Esta experiência tem-se revelado muito enriquecedora e tem superado as expectativas inicialmente delineadas, principalmente no plano pessoal. Não só os alunos, mas também os professores envolvidos neste projeto estabeleceram uma relação de muita cumplicidade e, com esta visita, foram lançadas sementes para aquilo que se vai tornar, de certeza, uma grande amizade!!

Visto que este projeto foi aprovado pelo Serviço Nacional de Apoio e-Twinning, cada aluno vai poder, também, ter uma palavra-passe que lhe permitirá aceder à plataforma e participar nos chats com os alunos da escola parceira. Este tipo de contacto é extremamente importante, no sentido em que favorece a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning), desenvolve as competências linguísticas e alarga os horizontes culturais dos nossos alunos.

É caso para dizer: We can hardly wait for our school trip to Oviedo!!
-----------------------
Teresa Guimarães



Partilhar