Posição da Coligação Por Vizela sobre o IMI

«O sinal que este PS pretende dar não é de compreensão pelas dificuldades dos vizelenses mas de puro eleitoralismo rasteiro. Que o futuro se irá de encarregar de provar». - acusam os vereadores da Coligação Por Vizela emd eclaração de voto.





DECLARAÇÃO VOTO. PONTOS 1.1 – 1.4
IMI.2012/DERRAMA.2012/IRS.2012/TMDP.2013
A representação da Coligação por Vizela neste órgão autárquico, Câmara Municipal, sobre a fixação dos limites em percentagem da matéria fiscal (impostos e taxas) vem declarar o seguinte:

IMI. 2012 a liquidar em 2013 pelos munícipes – ponto 1.1
Urbanos: 0,55%
Urbanos segundo o CIMI: 0,30%

A Coligação, desde 2009, entende de maneira muito clara que a politica fiscal municipal, relacionada neste caso com as taxas de IMI, deve ter subjacente uma estratégia de médio/longo prazo que contemple factores essenciais de diferenciação relativamente a outros municípios vizinhos. Isto é, uma gestão autárquica que para além de se preocupar, obviamente, com as medidas a tomar com impacto na despesa deve ponderada e inteligentemente utilizar o pouco poder tributário que tem no sentido de uma promoção dos interesses concelhios aumentando a sua competitividade.

Reafirmamos, sem hesitações, que o facto de este executivo PS ter delapidado as finanças locais ao ponto de ser urgente, imperioso, o recurso ao PAEL (Plano de Apoio à Economia Local) e ainda assim se permitir iludir e ludibriar os vizelenses com o argumento da diminuição em 0,05% na taxa do IMI é condenável e merecedor dos maiores reparos. Não no sentido da fixação desta taxa, que apoiamos e defendemos.

Não no sentido de não quereremos diminuir a pressão financeira aos vizelenses, que naturalmente defendemos. Mas até a ilusão deve ter limites. O PS e este executivo em particular sabem que não existirá uma diminuição mas um aumento exponencial da carga fiscal autárquica. As reavaliações dos prédios dos vizelenses que em muitos casos chegam aos 300%, 500%, existiram, muito como forma de “arranjar” liquidez para solver os problemas das câmaras municipais aflitas ou em estado comatoso. Como é o caso de Vizela. Ou seja o executivo PS colapsou as finanças locais e agora receberá o “prémio” pela da sua péssima gestão. A conta paga pelos vizelenses. E não satisfeito dizem, afirmam, que é o mesmo executivo PS o defensor da diminuição do IMI em Vizela. É uma vergonhosa mentira que sairá bem cara a todos os proprietários de imóveis em Vizela.

O sinal que este PS pretende dar não é de compreensão pelas dificuldades dos vizelenses mas de puro eleitoralismo rasteiro. Que o futuro se irá de encarregar de provar.

OS VEREADORES DA COLIGAÇÃO
MIGUEL LOPES
RESGATE SALTA
ANTONIO MANUEL PACHECO

Partilhar