S. Miguel celebrou apenas um casamento em agosto


Maior paróquia do concelho de Vizela celebrou apenas um casamento religioso em agosto e em setembro tinha igual número (1) em agenda.
Em julho o papa Francisco disse que o casamento "não está fora de moda" e, em discurso aos milhares de voluntários da Jornada Mundial da Juventude, insistiu em que os jovens se rebelem contra a "cultura do provisório".



Não é necessário recuar muitos anos (talvez uma década basta?) para recordar que nas sete paróquias do concelho de Vizela (e santuário de S. Bento das Peras incluído) não havia fim de semana sem, no mínimo, dois casamentos por cada igreja e capela. Pois os tempos mudaram. Apesar dos apelos da igreja, o casamento parece estar fora de moda. A maior paróquia de Vizela - S. Miguel das Caldas - que tinha (tal como outras) o mês de agosto como preferencial à união sacramental dos casais, celebrou apenas um casamento. O mesmo número para setembro. Dá que pensar.


PAPA APELA AO CASAMENTO

Em julho o papa Francisco disse que o casamento "não está fora de moda" e, em discurso aos milhares de voluntários da Jornada Mundial da Juventude, insistiu em que os jovens se rebelem contra a "cultura do provisório".

"Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda. Está fora de moda?", perguntou Francisco. "Nããããão!", responderam os jovens, em coro.

"A todos, Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar, constituindo uma família através do sacramento do matrimônio", continuou.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, que iniciou seu pontificado como Francisco em março, era conhecido em Buenos Aires por suas posições intransigentes frente ao casamento e à vida.

"Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é 'curtir' o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas, 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã", continuou o Papa, ouvindo do público gritos de apoio.

"Peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade", disse.

"Tenham a coragem de 'ir contra a corrente'. Tenham a coragem de ser felizes!", exclamou o Papa, ovacionado pela plateia.

Partilhar