2º Comandante Vitorino recebeu Crachá de Ouro

Ex-2º Comandante dos Bombeiros de Vizela, hoje oficial de Bombeiro na corporação de Cete foi galardoado no dia 18 de Abril, após o Conselho da Liga dos Bombeiros Portugueses, ter aprovado em reunião de 02 de Abril a mais alta distinção a um Bombeiro. Vitorino Tadeu disse ao ddV «Pela humildade com que me defino, o Crachá de Ouro foi colocado uma vez, foi fotografado, foi retirado da Farda e guardado. Somente voltará a ser observado no dia do meu funeral, tal como todas as outras condecorações que tenho sido agraciado ao longo do tempo. A minha farda somente utiliza o Crachá da Instituição que sirvo, nada mais!»



Na sua página do Facebook, Vitorino Tadeu partilhou com os seus amigos a sua alegria: «Grato pelas palavras de apreço e consideração para comigo, aquando da agraciação com o Crachá de Ouro dos Bombeiros de Portugal, facto único na vida de um Bombeiro, pelo significado que representa.
É minha vontade que esta grande alegria seja partilhada e extensiva a todos vós».
Vitorino Tadeu dá conferências sobre bombeiros


Vitorino Tadeu nasceu no dia 08/08/1959, na freguesia de Paço de Sousa em Penafiel.
Em 03 de Março de 1978, fez a inscrição nos Bombeiros Voluntários de Cete, na qualidade de Aspirante (atual Estagiário).
Depois disto fez a Formação necessária e a 26 de Agosto de 1978, fez exame a Bombeiro de 3ª Classe.

«Fiz a natural progressão, até ao Posto de Chefe (máximo na ocasião, no Quadro Ativo) a 12 de Junho do ano 2000. Em 2.000 fui candidato aos Serviços de Inspeção (atual CODIS), tendo ultrapassado todas as fasquias para desempenhar o cargo que recusei pela distância de deslocação à residência».

Em Janeiro de 2002, foi convidado para integrar o Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Vizela,
Em 16 de Agosto de 2002, fui nomeado 2º Comandante dos B V Vizela, era comandante Rogério Caldas.
Mas tarde fez a Formação necessária, na Escola Nacional de Bombeiros em Sintra, no mesmo ano, tendo a distinção da segunda nota mais elevada, até hoje, nos referidos Cursos. Após a primeira comissão de cinco anos, foi reconduzido no mesmo posto e em 19 de Março de 2008, sessou a atividade de Comando, retomando o velho posto de Chefe. Em Julho do mesmo ano, voltei à Instituição inicial, Cete.

«Em 2010, após exames de avaliação na Lousã, foi promovido a Oficial Bombeiro, carreira que estou a tentar progredir. Participo, na qualidade de Conferencista, em inúmeros locais, tanto em Portugal, como em diversos Países Europeus, sobre temática de especialidade de socorro».

- E como surgiu a distinção crachá de ouro?
- Face ao meu histórico, formação de Bombeiro, formação Académica, investigação na área de incêndios florestais, cooperação formativa em áreas internacionais....desempenho operacional, fidelidade para com a hierarquia, presença, empenho, disponibilidade, trabalho realizado e particularmente a relação que mantenho com todo a Estrutura dos Bombeiros e da Proteção Civil, avaliação sempre de muito bom, além da condição básica "comportamento exemplar" fui proposto pelo Comandante Rui Gomes, Comandante na Instituição que sirvo, Cete, para ser distinguido com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. O Crachá de Ouro foi entregue a 18 de Abril último, após o Conselho da Liga dos Bombeiros Portugueses, ter aprovado em reunião de 02 de Abril.

- Vai usar o crachá?
- Pela humildade com que me defino, o Crachá de Ouro foi colocado uma vez, foi fotografado, foi retirado da Farda e guardado. Somente voltará a ser observado no dia do meu funeral, tal como todas as outras condecorações que tenho sido agraciado ao longo do tempo. A minha farda somente utiliza o Crachá da Instituição que sirvo, nada mais!

Vitorino Fausto ou Vitorino Tadeu, reside em Vizela. É professor na Escola Secundária, no Grupo 520 (Biologia/Geologia) e quando lhe pergunta os planos para o futuro responde sem hesitar
- Ser Bombeiro!


Partilhar