Comunicado CMG sobre morte de Ribeiro Martins

Ex-membro da ComissãoAdministrativa do Município pós-25 abril e membro do Rotary Club de Guimarães

O conhecido empresário vimaranense António Ribeiro Martins, antigo membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, formada na sequência da Revolução de 25 de abril de 1974, faleceu neste último domingo, com 83 anos.

António Ribeiro Martins nasceu em Gondar no dia 22 de maio de 1930, tendo sido responsável pela gestão de uma das empresas de construção civil mais conhecidas de Guimarães.

Pessoa ligada ao associativismo vimaranense, foi membro ativo da Sociedade Martins Sarmento, exercendo o cargo de Vice-Presidente da instituição durante quase duas décadas.

De acordo com nota informativa emitida pela instituição, o seu nome está ainda ligado à realização de um conjunto de importantes obras, designadamente, na sede da Sociedade Martins Sarmento, Museu da Cultura Castreja e na Citânia de Briteiros, onde também foi Diretor.

O corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária da Igreja dos Santos Passos (Campo da Feira), em Guimarães. As cerimónias fúnebres realizam-se esta terça-feira, 22 de abril, pelas 11h30, indo depois a sepultar no cemitério da Atouguia.

À sua família, o Município de Guimarães apresenta sentidas condolências.

Município de Guimarães Comunicação
Guimarães, 21 de abril 2014

MENSAGEM DOS ROTÁRIOS DE GUIMARÃES



ROTÁRIOS DE GUIMARÃES CHORAM A MORTE DE

ANTÓNIO RIBEIRO MARTINS


Vítima de doença prolongada, faleceu no passado dia 20 António Ribeiro Martins, membro do Rotary Club de Guimarães. Trazido para este clube rotário em Outubro de 1960, pela mão do seu irmão Eduardo Ribeiro, António Ribeiro, que em Maio próximo completaria 84 anos, viria a preencher a classificação profissional de “Construção”. Ao longo de 53 anos como rotário, António Ribeiro ocupou variados cargos no clube, desde presidente (em 1964-1965), vogal, secretário, delegado à Fundação Rotária Portuguesa e à Rotary Foudation, director das Avenidas dos Serviços Internos e dos Serviços Internacionais, delegado da CIP Portugal-Brasil, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social e da Comissão Distrital de Expansão, entre muitos outros. Também a nível Distrital ocupou variadíssimos cargos como presidente de diversas Comissões, Relator e Moderador em reuniões de preparação dos novos Companheiros, tendo de igual modo ocupado de forma superior o cargo de Administrador da Fundação Rotária Portuguesa, em cuja fundação tinha preponderado o Rotary Club de Guimarães.


É da autoria deste prestigiado empresário ligado à construção civil o livro de memórias dos 50 anos do Rotary Club de Guimarães que o mesmo chamou “Rotary Club de Guimarães – 50 Anos – Memórias e Testemunhos”, que constitui um repositório fidedigno de meio século de vida deste clube rotário. António Ribeiro apadrinhou ainda a entrada no clube de cinco rotários, dois dos quais fazem ainda parte do actual quadro social do clube, o companheiro Casimiro Ribeiro, seu filho e ilustre advogado desta comarca, e o companheiro Manuel Machado. Da faceta deste rotário fica a sua elevada capacidade de trabalho e de liderança, a sua inteligência, a sua cultura e o seu espirito de tolerância que evidenciava nas suas múltiplas intervenções. António Ribeiro foi sempre um elemento activo do Rotary Club de Guimarães, participando em todas as suas reuniões, até que a doença o impediu de o fazer.

Em Março de 2011, António Ribeiro Martins foi justamente homenageado pelo Rotary Club de Guimarães pelos seus 50 anos como Rotário. Perante o testemunho emocionado dos seus dois filhos, Casimiro Ribeiro e João Ribeiro, este empresário Vimaranense recebeu das mãos do então presidente dos rotários de Guimarães, António Sérgio Pousada, uma lembrança alusiva aos 50 anos como rotário.

A cidade de Guimarães e o Rotary Club de Guimarães perdem uma grande personalidade, um homem íntegro, um grande profissional e um grande amigo e companheiro.


A.J.T.

Partilhar