Comunicados Rádio Vizela versus JSD de Vizela

Reação da Direção da Rádio Vizela (publicada no seu site) ao 2º comunicado da JSD que punha em causa a última transmissão dos relatos de futebol (Vizela e Moreirense) e a contra resposta da JSD ao mesmo.

COMUNICADO DA DIREÇÃO DA RÁDIO VIZELA
«O seu a seu dono. De há algum tempo a esta parte, temos vindo a assistir à emanação de uma campanha orquestrada por alguns poucos que, pretendendo esconder as suas próprias frustrações - cada vez de forma mais ousada, mas sempre injusta e injustificada - tem vindo, vergonhosamente, a atacar a Rádio Vizela-Cooperativa de Radiodifusão, CRL.

Sim, Rádio Vizela-Cooperativa de Radiodifusão, CRL porque é esta a configuração jurídica que a instituição originariamente adoptou e que, pelo menos até ao momento, vem mantendo.
Mas que muita gente, incluindo pessoas com responsabilidades directas, respectivamente, ignoram ou, com fins inconfessáveis, teimam em escamotear.

Pessoas que, no entanto, são já conhecidas e identificadas por quem tem estado atento e relativamente às quais, em momento oportuno, se tomarão as providências que, estatutária e legalmente, se vierem a mostrar pertinentes e se impuserem.
Vem isto, agora, a propósito de uma “nota de imprensa”, alegadamente político-partidária que, de forma falaciosa e envergonhada, na manhã de domingo passado, foi dada à estampa em dois blogs que - sem qualquer filtro ou tratamento jornalístico, designadamente o cumprimento de normas legais a que outros, como nós, estão obrigados - publicam o que lhes seja endereçado.
Escrito que, pretendendo atingir esta instituição, os respectivos autores insidiosamente nem sequer tiveram a coragem de remeter à estação que pretendiam visar.

Sintomático!
Ora,
O sucesso de outros não deve ser motivo de amesquinhamento de ninguém, mas antes razão para lhes endereçarmos os parabéns e, ainda, factor de motivação para que possamos fazer, senão melhor, pelo menos igual.
Na verdade,
Dizer-se, como se diz no aludido escrito, que a Rádio, apenas, “nasceu para defender e dar voz aos desejos e pretensões de todos os vizelenses e suas instituições” (fim de citação) é, no mínimo, a constatação da ignorância de quem se atreve a proferir tamanha leviandade.

No entanto, alegar-se, como também se faz naquele folheto que, no pretérito sábado, a estação emissora - propriedade desta Cooperativa, é bom que se diga e saiba - (…) “secundarizou a transmissão da partida Futebol Clube de Vizela - São João de Ver” (…) fim de citação, é o culminar da infâmia e do completo desconhecimento dos factos.


Afirmações que, com alguma boa vontade, só se podem entender como resultado da imaturidade dos seus autores que, para além de, certamente, não terem ouvido a emissão a que se reportam, somente indiciam à evidência que:

a)- Ignoraram o conteúdo do diploma que constitui a trave mestra desta Cooperativa (os seus Estatutos) e as circunstâncias que permitiram a sua constituição;
b)- Em oposição ao que verdadeiramente deveria integrar o seu objectivo de organização partidária (ou o que quer que lhe queiram chamar) - qual seja o bem-estar de todos os portugueses, sejam eles naturais ou residentes de Vizela; Lousada; Guimarães; Vila das Aves; Lousado; Trofa; Santo Tirso; Fafe; Felgueiras; Paços de Ferreira; Penafiel; Espanha; Alemanha; Bélgica; França; Luxemburgo; Suíça; Brasil; Caraíbas e, em geral, espalhados por esse vasto mundo fora, ou, numa simples expressão, a defesa da coesão nacional - não conseguem vislumbrar mais do que o seu próprio umbigo; e

c)- Não se coíbem de desconsiderar e, por isso, desonrar a matriz social democrática (partindo do princípio que a conhecem) que encerra o cerne do partido a que pertencem!
E tudo isso, sim, é que é de lamentar.


Como de lamentar é o facto de, não obstante ser desculpável a atitude decorrente da tenra experiência de vida dos autores do libelo em apreço, os maiores responsáveis pela organização partidária em que aqueles estão integrados, como seus mentores - estes sim com redobradas obrigações - não tenham vindo a terreiro, não só dar uma lição de civismo e democracia aos seus jovens rebentos e, por essa via, demonstrarem que estão atentos aos verdadeiros, sérios e graves problemas do país a que todos, obviamente pertencemos, que temos o dever de defender e de que, apesar de tudo, nos devemos orgulhar.
Mas, como é usual dizer-se, a memória dos homens é curta e é muito fácil ser-se grande quando as coisas correm bem. Contudo, é nos momentos difíceis que se vê a têmpera de que cada um é feito. Sendo já um lugar-comum dizer-se que os “homens passam, as instituições ficam”.

Estamos certos, porém, que os legais representantes da instituição alegadamente secundarizada, não deixarão de, oportunamente, se demarcarem do absurdo panfletário em causa e, desta forma e de uma vez por todas, não privilegiarem o oportunístico, mas falso e inócuo, apoio a uma instituição, de seu nome Futebol Clube de Vizela que, pelo menos para nós, sempre mereceu, merece e vai continuar a merecer o maior carinho, suporte e inquestionável respeito, independentemente do momento em que se encontre, seja a lutar para não descer ou para subir de divisão.

Finalmente, fiquem cientes e descansados todos quantos esta comunicação possa interessar que a Direcção da Rádio Vizela - Cooperativa de Radiodifusão, CRL, não só não se deixará influenciar, ou sequer intimidar, seja por quem for e, menos ainda, por algumas, poucas, almas desgarradas que, por razões de bairrismo casuístico, balofo e estéril, de ignorância pura ou, pior ainda, por mesquinhez, almejem condicionar a liberdade das nossas valências, dos nossos profissionais e colaboradores e, sobretudo, os seus princípios e valores de isenção, liberdade e pluralismo de programação - legal e estatutariamente definidos - pelos quais nos bateremos até à exaustão, em suma, em defesa do serviço público que esta instituição presta sem quaisquer discriminações.

Vizela, 21 de Abril de 2014,
A Direcção da
Rádio Vizela – Cooperativa de Radiodifusão, CRL
---------------------------------

RESPOSTA DA JSD


A Direcção da Rádio Vizela -Cooperativa de Radiodifusão, CRL serviu-se da mentira e do insulto para responder à II Nota de Imprensa desta instituição.
Apresentamos todos os factos
«Escrito que, pretendendo atingir esta instituição, os respetivos autores insidiosamente nem sequer tiveram a coragem de remeter à estação que pretendiam visar» - escreve a Direcção da Rádio.



Cópia do envio do email da JSD para a Rádio Vizela (geral@radiovizela.pt)

Partilhar