Último adeus ao maestro Costa Vieira

Vizela despediu-se hoje do maestro que amava a música e a sua Terra. Palmas na igreja nas intervenções do Presidente da Filarmónica e do filho do ex-maestro.


A urna de Costa Vieira entrou na igreja de S. Miguel coberta com as bandeiras da Sociedade Filarmónica Vizelense e do Grupo Coral da mesma freguesia do qual foi ensaiador e ao som da banda da que durante meio século serviu.
A banda Filarmónica, dirigida por José Manuel Marques, fez ouvir, como não podia deixar de ser, dois temas do compositor vizelense Joaquim Chicória, o "Ordinário Fúnebre" e o "Descanse em Paz", este último aquando a descida da urna à terra.

O padre Constantino disse no decurso da Eucaristia que António da Costa Vieira foi um verdadeiro exemplo para todos pela sua entrega às causas e enquanto cidadão e chefe de família.
"É um exemplo para todos nós, era um bom cristão, um homem bom e culto que jamais esqueceremos. Estamos-lhe muito reconhecidos" - disse o pároco de S. Miguel e arcipreste de Guimarães-Vizela.

José Armando Branco começou por dizer «Hoje Vizela está mais pobre. O maestro Costa Vieira deixou-nos, embalado pela música que esteve presente em toda a sua longa vida...Pai Costa, tio Costa, nomes pelo quais era carinhosamente tratado por alguns companheiros de milhares de horas de ensaios e quilómetros marchados, ficará eternamente marcado como exemplo de amor, carinho, militância, tolerância e obstinação nas décadas de luta que dedicou à música e à sua, nossa banda filarmónica».
O Presidente da SFV acrescentou: «Ancoramo-nos na certeza de que ninguém morre quando deixa uma herança tão rica...conte connosco para continuar o seu árduo caminho de levar a banda da SFV a ser cada vez maior e melhor. Amigo Costa Vieira, um abraço terno e eterno da Sociedade Filarmónica Vizelense».

HOMEM RICO
Num texto onde enalteceu os grandes valores da família e as conquistas musicais de seu pai, Guilherme Vieira, músico da SFV, disse: «Amo-te. Amo-te pelos teus ideais, pela tua firmeza, pela tua convicção, pelo teu caráter, pela verdade, pelo esforço, pela tua dedicação e pela tua sabedoria. És um dos homens mais ricos de Vizela. A tua riqueza está aqui exposta na Sociedade Filarmónica Vizelense e no Grupo Coral de S. Miguel das Caldas».
Prosseguindo: «Os dividendos dessa riqueza estarão eternamente projetados para o futuro que tu, por antecipação conseguiste. Fico-te grato pelo teu trajeto.
Obrigado a todos que tratavam o meu pai pelo "Costa Vieira da música (...)".
As intervenções de José Armando Branco e Guilherme Vieira foram muito ovacionadas na bonita igreja de S. Miguel das Caldas.

AMIGOS ETERNOS

A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente Dinis Costa, pelo vice-presidente Victor Hugo Salgado e pela vereadora da Cultura, Dora Gaspar.
A direção da SFV, presidida por José Armando Branco e os restantes órgãos sociais marcaram presença ao lado do caixão do antigo regente da banda de Vizela.

O ex-maestro da banda da SFV, Ferreira da Costa deslocou-se propositadamente de Lisboa, tal como o músico profissional José Ribeiro, ambos formados sob a batuta de Costa Vieira, para prestar a última homenagem ao seu ex-regente. Outros antigos músicos da banda da SFV estiveram presentes e não esconderam a sua comoção.
Costa Vieira tinha 89 anos.

Os seus serviços à cultura do concelho levou a Câmara Municipal e o Rotary Clube de Vizela a homenageá-lo há uns anos atrás, tal como a Sociedade Filarmónica.
Ficou sepultado em S. Miguel das Caldas onde esta tarde caíram lágrimas...por um grande Vizelense que marca a história de uma das mais prestigiadas instituições de Vizela.

Partilhar