EDITORIAL: Digital de Vizela faz hoje dez anos de vida

Durante este 10 anos o Digital de Vizela mudou de nome, mudou de plataforma, mudou de director, mudou de layout, mas não mudou uma coisa: o amor incondicional a Vizela. O ddV é hoje uma referência on-line que leva aos vizelenses, residentes e aos que estão espalhados pelo Mundo, notícias da sua terra natal e o calor apaixonante de Vizela.              Por VITOR MARQUES - Diretor


Vítor Marques, Diretor do ddV (à direita)

Hoje faz 10 anos que nasceu uma referência na informação de Vizela. O Digital de Vizela, pela mão de Manuel Mendes Marques (*), foi o pioneiro na informação on-line do concelho e um dos primeiro a nível nacional com registo no Instituto da Comunicação Social.

Durante estes 10 anos o Digital de Vizela mudou de nome, mudou de plataforma, mudou de director, mudou de layout, mas não mudou uma coisa: o amor incondicional a Vizela.
O Digital de Vizela é hoje uma referência on-line que leva aos vizelenses, residentes e aos que estão espalhados pelo Mundo, notícias da sua terra natal.

A prova disso são os milhões de visualizações de páginas dos mais diversos cantos do mundo, em que mais de dez por cento do tráfego é originário do estrangeiro, com a comunidade em França, Suiça e Alemanha, principalmente, a manterem as suas raízes e ligação a Vizela por intermédio do ddV.

É tempo de agradecer àquele que ergueu este projecto praticamente sozinho: Manuel Marques; e também àqueles que caminharam ao lado do ddV ao longo destes 10 anos. Um singelo e sincero obrigado a todos os patrocinadores (sobretudo à "Águas Fonte Fresca", Xavier de Freitas-Materiais de Construção" e "Agência Fernandes & Monteiro" que nos acompanham há uma década) que nos apoiaram e continuam a apoiar, bem como a todos os colaboradores e principalmente, a si, leitor, que nos acompanha desde sempre! Unidos, criamos valor.
Que venham mais dez!

(*) PARABÉNS

MANUEL MARQUES

- Foi o primeiro profissional da comunicação social de Vizela.
- Colaborou graciosamente com o Notícias de Vizela desde 1981 a 1986.
- É um dos dez cooperantes-fundadores da Rádio Vizela, empresa onde desempenhou diversas funções de coordenador geral e director de programas.

Lisboa- 19 março 1998 o dia mais feliz da vida de Manuel Marques
- Em 1987 foi convidado a deixar a o seu emprego para assumir sozinho a programação da Rádio Vizela e dar vida administrativa a esta Estação emissora, o que conseguiu, criando-se a partir de si novos postos de trabalho.

- Com o fecho das rádios locais, em Dezembro de 1988 (para se proceder ao sistema de legalização das emissoras dando fim às rádios «piratas»), foi convidado a assumir a administração e legalização do «caduco» Notícias de Vizela onde o seu valoroso trabalho lhe valeu a promoção a director-adjunto.

- Com a ajuda de valorosos companheiros e companheiras, deixou o jornal a navegar em boas águas. Passou o jornal de quinzenal para semanal, de 300 assinantes para 4 mil e criou postos de trabalho.
- Fundou o ddV em 2004.
- Em 2005 regressou novamente à Rádio Vizela como profissional onde participou na equipa de desporto, programação e RVJornal contribuindo para a criação do site daquela estação e emissões de rádio on line.

- Levou sempre longe o nome de Vizela. Foi correspondente em Vizela do Jornal de Notícias, Comércio do Porto, O Primeiro de Janeiro, Sport, Gazeta dos Desportos, O Jogo, O Povo de Guimarães, Toural, Desportivo de Guimarães, o Jornal do FC Vizela…

- Escreveu artigos de opinião em várias revistas e lançou em 2002 a revista que retractou o incêndio de 1972 na igreja de S. João das Caldas.
- Esteve sempre ligado a colectividades vizelenses, e inúmeras comissões de festas de Vizela e empenhou-se de forma total na luta pela restauração do concelho de Vizela até à vitória final (foto).
- O seu Facebook e o do Digital de Vizela são preenchidos com fotos de Vizela e outros temas alusivos à sua Terra natal sendo seguido por milhares de «Amigos» em todo o mundo.

A sua máxima sobre a comunicação social diz:
«Os órgãos de informação não pertencem a ninguém mas às terras que lhe dão o nome. Devem passar por gerações para que não morram com quem os fundou continuando a sua caminhada de fazer o bem e lutar pelo progresso das terras. Um jornalista já o nasce. As universidades de jornalistas ensinam apenas técnicas mas não ensinam a amar o jornalismo. Isso depende da natureza de cada um».

Um breve resumo da vida do fundador do ddV em prol da Vizela onde nasceu e que tanto ama e que sempre recusou abandonar … apesar dos notórios constrangimentos.

Por tudo isto e muito mais, parabéns Manuel Mendes Marques neste décimo aniversário do ddV.

Vítor Manuel Oliveira Marques (Director)

Partilhar