Rotários no combate à Pólio

"O Dia Mundial de Combate à Pólio, a 24 de outubro, é uma oportunidade perfeita para Rotary e todos os seus parceiros participarem na campanha pela erradicação definitiva da doença. Precisamos de fazer um último esforço para acabar com ela de uma vez por todas.



O mundo está à beira de eliminar uma das doenças mais temidas do século XX - a poliomielite. Durante a primeira metade do século XX, a pólio atingiu mais de meio milhão de pessoas todos os anos. Ainda hoje, crianças em alguns países em desenvolvimento, continuam a ser vítimas da doença. Mas, graças em grande parte ao Rotary International e aos 1,2 milhões de membros rotários em todo o mundo, a doença será em breve uma lembrança.

O Dia Mundial de Combate à Pólio, a 24 de outubro, é uma oportunidade perfeita para Rotary e todos os seus parceiros participarem na campanha pela erradicação definitiva da doença. Precisamos de fazer um último esforço para acabar com ela de uma vez por todas.
A atuação do Rotary na luta contra a poliomielite teve início em 1979, quando a organização se comprometeu a adquirir e distribuir doses de vacina para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas.

O sucesso alcançado levou o Rotary International, em 1985, a lançar o programa Pólio Plus - o primeiro e maior programa do setor privado coordenado internacionalmente para apoiar uma iniciativa da saúde pública, imunizando todas as crianças do mundo contra a poliomielite.
Em janeiro de 2013, líderes rotários anunciaram que Rotary Clubs tinham angariado mais de 200 milhões de dólares em resposta ao desafio dos 355 milhões de dólares doados pela Fundação Bill & Melinda Gates que, por sua vez, contribuiu com mais 50 milhões de dólares adicionais em reconhecimento ao compromisso do Rotary. Os 605 milhões de dólares são gastos em apoio a atividades de imunização em países afetados pela doença.

Até à data, o Rotary contribuiu com mais de US$ 1 bilião para a proteção de mais de 2 biliões de crianças em 125 países. Rotary estende a mão para os governos em todo o mundo para obter apoio técnico e financeiro vital. Desde 1995, governos doadores contribuíram com mais de 6 biliões para a erradicação da pólio, devido em parte aos esforços do Rotary. Mas é necessário muito mais, pois estão em jogo cerca de trinta anos de progresso contínuo, e a pólio - agora nas cordas - ameaça encenar um retorno perigoso, para a qual a lacuna de financiamento é a ponte.

Além de angariar dinheiro para a erradicação da pólio, os membros rotários oferecem o seu tempo e experiência para lutar contra a pólio, apoiando em clínicas, no transporte da vacina, contribuindo com suprimentos médicos e mobilizando as suas comunidades para a imunização e outras atividades de erradicação da pólio. A vacina, que protege a vida inteira, custa apenas US$ 0,60.
Chegar às crianças mais vulneráveis com a vacina contribui para o sucesso de outras intervenções de saúde. A vitória contra a pólio é também uma vitória para a saúde global - um verdadeiro legado.
Nós podemos e iremos erradicar a pólio do Mundo.»

ROTARY CLUB DE VIZELA

Partilhar