Orquestra do Norte atua em Moreira

Orquestra do Norte atua pela primeira vez em Moreira de Cónegos na próxima sexta-feira (21h30)




Município descentraliza atividade cultural pelo concelho. Concerto realiza-se esta sexta-feira à noite no Centro Pastoral da vila. Entrada gratuita.



A Câmara Municipal de Guimarães promove esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas 21:30 horas, no Centro Pastoral de Moreira de Cónegos, um concerto com a Orquestra do Norte no âmbito de um conjunto de espetáculos integrados no programa “Ciclos de Itinerância”. As peças “Coriolano, abertura, Op.62”, de Ludwig van Beethoven, “Tannhäuser”, de Richard Wagner (abertura) e “4 Danças Eslavas”, de Antonin Dvorak, fazem parte da programação cuja direção estará a cargo do maestro José Ferreira Lobo.



A Orquestra do Norte foi iniciadora de um trabalho pioneiro e inédito, tendo-se afirmado no panorama da música erudita, sendo hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente. Os objetivos pelos quais se pauta a atividade da Orquestra do Norte passam pela criação de novos públicos, pelo apoio à música e aos músicos portugueses e pela constante renovação do repertório.



Agente de transformações na gestão cultural do país e criadora de um novo paradigma musical, desenvolve uma intensa atividade com temporadas regulares de norte a sul do país, realizando mais de 3.000 espetáculos em mais de uma centena de diferentes lugares, apresentando-se também em Espanha, França e Alemanha.



Os espetáculos da Orquestra do Norte incluem concertos sinfónicos, didático-pedagógicos, ópera, música de bailado e de câmara. Além da música erudita, tem abarcado outros géneros musicais, como é o caso do Jazz e música ligeira. A sua programação abriu-se a um repertório mais amplo e variado no qual, juntamente com as partituras básicas do repertório sinfónico ocidental, abundam primeiras audições, tanto de música de recente criação, como partituras recuperadas do passado histórico-musical.



A assistência da Orquestra do Norte ronda os 50 mil espetadores/ano, o que revela a sua capacidade de resposta aos diferentes tipos de público e o especial cuidado com a formação dos jovens, através de concertos pedagógicos. Até ao momento, foram coproduzidas 13 edições discográficas.

Partilhar