Sermão do Encontro do Senhor não deixou ninguém indiferente


Padre Lima convidou os filhos presentes nas ruas, jardim e praça de Vizela a abraçarem as mães e a dizerem-lhes que ela era fofinha e que a amavam muito. Sermão que teve como lema principal o amor de mãe, terminou com uma salva de palmas a Nossa Senhora dos Passos e ao seu filho Jesus Cristo.

Como é habitual em Domingo de Ramos a paróquia de S. João das Caldas, que tem como pároco o Dr. José Machado, cumpre a tradição das solenidades pascais com a saída de duas procissões: de manhã a procissão de Ramos e de tarde a procissão do Encontro do Senhor que sai divida em duas da igreja paroquial, uma com a imagem de Cristo e outra com a imagem de Maria.
O sermão é proferido desde uma varanda da rua Alfredo Pinto ecoando por toda a Vizela. Este ano o pregador foi o Padre Lima (de Ponte de Lima) que apresentou um sermão moderno e condizente com os tempos correntes enaltecendo o amor de mãe. Deu alguns exemplos da sua atividade de capelão de duas prisões, contando que uma vez perguntou a uma mãe porque continuava a visitar um filho que lhe desgraçara a vida, que fora preso por três vezes por causa da droga e que aquela lhe respondeu: «Venho aqui porque eu ainda não me cansei de ser sua mãe».
O sacerdote que usou um hábito com capuz na cabeça desafiou ("repitam comigo") as mães a abraçarem os seus filhos e a beijá-los e aqueles a dizerem que ela era uma mãe fofinha e que a amavam muito.
Viveu-se um momento único com os filhos a irem ao encontro das suas mães com o sacerdote a comparar o ato com os beijos que Maria deu nas chagas do Seu filho quando este caminhava para o Calvário.
As várias centenas de fiéis que presenciaram o sermão aplaudiram a pedido o pregador Maria e Jesus Cristo, comentando-se no final que haviam escutado, debaixo de enorme silêncio, uma «intervenção maravilhosa». E foi mesmo.
Unida numa só, a procissão seguiu, depois de circundar a praça da república, a caminho da igreja pela rua dr. Abílio Torres.
Quinta-feira à tarde sai a procissão aos doentes e sexta à noite a procissão do Enterro do Senhor na mesma paróquia de Vizela.
No domingo será dia de visita pascal nas sete paróquias de Vizela.

Partilhar