Vizela aprovou Plano Operacional Municipal

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vizela, em reunião de 15 de abril, aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM) de Vizela para o ano de 2015, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município.


A Comissão, presidida pelo Presidente da Autarquia, Dinis Manuel da Siva Costa, contou com a presença do Presidente da União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e S. João), do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, do Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Vizela, do Coordenador do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Silvicultores do Vale do Ave e do Gabinete Técnico Florestal do Município.

Esta Comissão é uma estrutura de articulação, planeamento e ação, que tem como missão a coordenação dos programas de defesa da floresta, com vista a valorizar e preservar a floresta, protegendo-a, principalmente, dos incêndios.

No Plano Operacional Municipal de Vizela de 2015 estão definidos os meios humanos e respetivos contactos, os meios técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e deteção, fiscalização e primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, para uma intervenção mais rápida e eficaz. A cartografia de apoio à decisão é outro instrumento do plano, que tem por base a cartografia das cartas militares e ortofotomapas, que permitem aumentar a informação de apoio ao planeamento das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Município de Vizela, que tem como objetivo final, a proteção de pessoas e bens.



Obrigatoriedade da limpeza dos terrenos


Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um objetivo da responsabilidade de todos.

O Município Vizela alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais e na realização de queimadas e fogueiras, tendo em atenção as condições atmosféricas, nomeadamente ventos e tempo quente e seco.

Para mais esclarecimentos, consultar o portal do município ou deslocar-se ao Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal Vizela.

Partilhar