Manuel Lopes expõe na montra do turismo

A exposição pode ser visitada de 1 a 30 de setembro.




Biografia do artesão

Manuel Fernandes Lopes, natural da freguesia de Infias, faz do artesanato a sua profissão.

A paixão por esta arte surge através do teatro. Foi ator durante 7 anos, mas nunca se limitou à arte de representar. Participou sempre em todas as atividades que complementam o espetáculo, tendo desde então encontrado o gosto exacerbado pelas artes plásticas. Nesta fase, surge a oportunidade de fazer um curso de olaria na “Oficina de Guimarães”.

A partir de 1997, começou a viver do artesanato e tem participado em inúmeras feiras, tendo também adquirido a sua carta de artesão. O barro é o seu material de eleição. Os seus trabalhos caracterizam-se sobretudo na criação de lindíssimas peças de decoração como quadros, candeeiros, esculturas, entre outros.

O gosta da partilha e a força de não deixar “morrer” esta arte, faz com que ainda consiga ter algum tempo para dar formação em escolas, infantários, lares da Terceira Idade e a todo o público interessado nesta área.

A venda deste artesanato é feita na sua oficina, que se situa na Rua da Alegria, nº 167, na freguesia de Infias. Para além do contacto direto na loja, poder-se-á encontrar alguns dos seus artigos expostos na loja de recordações do Santuário de S. Bento das Pêras.

Partilhar