GNR promove amanhã simulacro de uma Operação Stop com crianças de escolas do concelho de Vizela

Inicialmente agendada para 29 de outubro, realiza-se amanhã, dia 12 de novembro, pelas 14.30h, o simulacro de uma Operação Stop com crianças de escolas do concelho.


A atividade é promovida pela Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Guimarães, com a colaboração da Câmara Municipal de Vizela e dos dois agrupamentos de escolas do Concelho, E REALIZA~SE no parque de estacionamento frente ao Edifício – Sede do Município, uma atividade de carácter lúdico pedagógico no âmbito da prevenção e segurança rodoviária.

A atividade consistirá num "simulacro" de uma Operação de Stop, cujos protagonistas são os alunos dos 4ºs anos de escolaridade das EB Maria de Lurdes Sampaio e Melo, EB Tagilde e EB S. Paio que irão envergar as novas minifardas, fruto de um projeto de parceria com a Autarquia Vizelense que se mostrou disposta a apoiar.

Será recriado um cenário para o mundo infantil (onde os limites do imaginário e do real se confundem), serão fiscalizados alguns condutores onde não vai faltar a saudação dos “pequenos Guardas-republicanos”: "bom dia Sr. Condutor, mostre-me os seus documentos”.

Acredita-se que será criada uma dinâmica imbuída de atitudes preventivas que os futuros cidadãos adultos, hoje crianças amanhã condutores, se poderão rever na importância conferida às obrigações legais, como o uso de cadeirinhas, cinto de segurança, carta de condução, inspeção da viatura, seguro automóvel, entre outras, promovendo-se o desenvolvimento de aptidões para a vida real, a compreensão do mundo dos adultos, a interação social e a aquisição de atitudes e valores.

O simulacro de Operação de Stop tem ainda como objetivo proporcionar às crianças a possibilidade de experienciar e contextualizar o trabalho desenvolvido diariamente pelas forças de segurança num contexto de Policiamento de Proximidade.

Partilhar