“Patinhas Carenciadas” – Projeto alimentar animal de Vizela

A Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais arranca no próximo mês de dezembro com o projeto alimentar animal de Vizela que visa ajudar pessoas e famílias carenciadas com têm a seu cargo animais.
O projeto, que conta com um PROTOCOLO RSI/AÇÃO SOCIAL da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, surge da necessidade de apoiar famílias com dificuldades económicas, por vezes em situação de pobreza e que acabam por deixar os seus animais em canis/associações ou em muitos casos na rua, abandonados.
Este será um projeto estruturado e periódico que será coordenado com autoridades competentes que identificam agregados familiares com comprovadas carências económicas, com animais de companhia a seu cargo. Este apoio tentará apoiar nas necessidades básicas destes animais e nos seus cuidados de saúde. Ao mesmo tempo, pretende-se sensibilizar os donos para as necessidades e responsabilidades inerentes à posse de um animal, como por exemplo para a importância da esterilização como método de controlo reprodutivo e prevenção do aparecimento de doenças.
No arranque do projeto, a Coração Azul prevê ajudar 45 famílias, já sinalizadas, com têm um total de 102 animais.

Objectivos:
Impedir o aumento do número de animais de companhia abandonados nas ruas;
Contribuir para uma melhor qualidade de vida de todo o agregado familiar dado que, como comprovam vários estudos internacionais, os animais são frequentemente a única fonte de afecto e de companhia de pessoas que estão isoladas e têm ainda um papel muitas vezes harmonizador dentro do seio familiar, sendo que a impossibilidade de cuidar deles pode ser mais um factor agravante de stress;
Contribuir para uma melhor salubridade dentro destes lares através da vacinação, desparasitação e esterilização de todos os animais;

Partilhar