VISITE VIZELA

14 de Dezembro as Datas da História


2001 – Realizam-se as primeiras eleições para a Câmara Municipal de Vizela e Assembleia Municipal bem assim como para todos os órgãos autárquicos. Francisco Ferreira (foto) é eleito primeiro Presidente da Câmara e João Cocharra, Presidente da Assembleia Municipal. Nos dois órgãos o PS alcança maioria absoluta.

CONCELHO DE VIZELA

1875 - 
Decreto ordenando que, por causa de utilidade pública, se proceda à expropriação de diferentes terrenos pertencentes ao passai do pároco da freguesia de S. João das Caldas, necessários à Companhia dos Banhos de Vizela, para a construção do estabelecimento dos ditos banhos.

1997 - Realizam-se eleições autárquicas com os seguintes resultados nas freguesias que no ano seguinte integrariam o concelho de Vizela:

TAGILDE-Domingos Lima-PS/421 votos-PSD 349
SANTA EULÁLIA-Pinto Lopes-PS/1143 votos-PSD 804
S.PAIO-José Monteiro-PS/387 votos-IND 182
INFIAS-Maria Céu Guimarães-PSD/675 votos-PS 220
SANTO ADRIÃO-António Costa-PSD/531 votos-PS 445
S.MIGUEL-Dinis Costa PS/1430 votos-CDU 345
S. JOÃO-Abílio Meneses-PS/718 votos-CDU 198.

1997 - O médico comunista do Futebol Clube de Vizela, Salgado Almeida, consegue um resultado histórico e inédito em Vizela ao vencer as eleições para a Câmara de Guimarães nas listas da CDU e ser eleito vereador. A maioria dos vizelenses esqueceu o Partido e votou a favor de um homem que nunca escondeu a sua dedicação a Vizela. Salgado Almeida conquistou 843 votos em S. Miguel (o PS teve 594)e 489 em S. João (o PS teve 345). Chorou de alegria.

2001 – Realizam-se as primeiras eleições para a Câmara Municipal de Vizela e Assembleia Municipal bem assim como para todos os órgãos autárquicos. Francisco Ferreira é eleito primeiro Presidente da Câmara e João Cocharra Presidente da Assembleia Municipal. Nos dois órgãos o PS alcança maioria absoluta.

2003 - Economista António Manuel Pacheco é eleito Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela sucedendo no cargo a João Ilídio Costa.

2008 - Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, presidida por António Manuel Pacheco, inaugura novo espaço no quartel denominado "Museu de Viaturas". O novo salão dispõe ainda de outras valências.
Começou a ser construído em Setembro de 2007 e custou 400 mil euros, 20 por cento comparticipados pela Câmara Municipal de Vizela.
Francisco Ferreira, presidente da Câmara Municipal, inaugurou a obra.

2008 - Paulo Oliveira toma posse como 2º Comandante do Corpo Activo dos Bombeiros de Vizela. O actual comandante é Rogério Pinto Caldas.

NESTA DATA FALECEU
2013 - António Augusto (Santa Eulália)