II Liga vai registar alterações na próxima época

Interessa ao FC vizela que luta pela subida a este escalão. Pedro Proença, presidente da Liga, e José Godinho, responsável máximo da Oliveirense, apresentaram, nesta segunda-feira, no Porto, o novo paradigma do segundo escalão do futebol português.



Já na próxima temporada, a 2.ª Liga terá o nome de LigaPro, sendo que a grande mudança está relacionada com o número de equipas participantes na competição. Em 2016/17, serão 22 clubes; na época seguinte, 20; e em cima da mesa está a hipótese de a redução chegar às 18 equipas. "Para já, o objetivo é chegar às 20 equipas", resumiu Pedro Proença, presidente da Liga.
Leia Também


Entre os objetivos já traçados está ainda a "obrigatoriedade gradual de inserção na ficha de jogo de um mínimo de jogadores sub-23 e de jogadores formados localmente", de maneira a de afirmar a prova "como base de recrutamento para as seleções nacionais jovens e para os clubes da Liga".

Criar condições para ter mais espectadores e atrair novos públicos aos estádios é outro dos objetivos da LigaPro, assim como garantir equilíbrio financeiro aos clubes através de receitas atribuídas pela Liga e que servirão para "melhorar condições nos nossos estádios".

Em cima da mesa está, ainda, a possibilidade de haver um play-off, a duas mãos, entre o terceiro classificado da LigaPro e o antepenúltimo da Liga.

Partilhar