Curso de Flashover – Comportamento extremo de fogo

De 16 a 28 de Fevereiro de 2016 estarão em Vizela três formadores internacionais em Flashover. Os formadores oriundos do Brasil ficarão hospedados no Quartel dos Bombeiros de Vizela onde ministrarão formação em Comportamento extremo do fogo.

Cada vez mais e com as características das novas habitações, que são mais isoladas, fenómenos como uma “combustão generalizada” acontecem, ou tem mais tendência a acontecerem. Por esta razão a aposta numa formação credível e patenteada a nível mundial, irá ser ministrada aos Bombeiros de Vizela.

Estudar o comportamento do fogo, as suas características, a forma de combate e como extinguir um incêndio compartimentado serão os temas abordados e experimentados com práticas de fogo real. Para isso foi adquirido e será montado um laboratório de fogo que estará, temporariamente nas instalações do Xavier de Freitas, que amavelmente cedeu o espaço. A aquisição deste laboratório é uma aposta da Associação e do Comando, com vista a ser num curto prazo, um pólo de formação na área de flashover.

Neste sentido, será celebrado um acordo/parceria com a Voluntersul (Associação de Bombeiros Voluntários de Rio Grande do Sul), entidade certificada pela TANTAD, em ministrar o curso de formadores nesta área a elementos do Corpo de Bombeiros e em troca ser-lhes-á ministrada formação em pré-hospitalar.
Para além dos Bombeiros de Vizela, o mesmo curso (de 2 dias) será ministrado para elementos de outras corporações.

MIGUEL RIBEIRO


Partilhar