Hospital de Guimarães mantém excelência clínica

O projeto SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou hoje os seus últimos resultados, referentes à segunda avaliação anual de 2015.


O Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães nota que continua a cumprir os indicadores avaliados pela ERS, concretamente na avaliação sobre excelência clínica. Sublinha-se o facto de ter conseguido excelência clínica em 12 das 16 áreas avaliadas, sendo também de destacar os resultados de excelência clínica de nível III (o mais elevado) nas áreas de Cirurgia de Ambulatório e na área Materno-infantil: Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-natais) e Ginecologia (Histerectomias). Assim como o mesmo nível de excelência máximo noutras dimensões avaliadas, concretamente a «Segurança do Doente (procedimentos de segurança)» e a «Adequação e Conforto das Instalações».

O Hospital congratula-se por manter a adequação e cumprimento global dos indicadores avaliados ao longo dos últimos anos, sendo mesmo destacado com excelência máxima, nas várias avaliações, em relação a algumas áreas como mulher e criança (Obstetrícia / Ginecologia e Pediatria / Neonatologia), cuidados intensivos ou cirurgia de ambulatório. O Conselho de Administração do Hospital agradece o empenho dos seus profissionais, dado serem eles os determinantes para os bons resultados obtidos.

Lembramos que, segundo a ERS, o SINAS «é um sistema de avaliação da qualidade global dos serviços de saúde, em Portugal continental. Visa facultar aos utentes informação, apresentada de forma clara e simples, sobre os níveis de qualidade disponíveis nos diversos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de Portugal. Este sistema garante o acesso dos utentes a informação adequada e inteligível acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas. Por outro lado, faculta aos prestadores uma ferramenta de benchmarking, possibilitando simultaneamente a deteção de pontos sensíveis e a consequente adoção de práticas conducentes à melhoria contínua dos cuidados prestados».

Partilhar