Passos Coelho inaugura hoje escola em Paredes

O líder do Partido Social Democrata (PSD) e ex-primeiro ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, visita, hoje, 15 de fevereiro, o concelho de Paredes, para inaugurar o Centro Escolar de Lordelo 1, pelas 18 horas.


Paredes foi um dos municípios portugueses que mais investiram na Carta Educativa, renovando por completo o seu parque escolar na prossecução da estratégia da Câmara Municipal liderada por Celso Ferreira para a melhoria das habilitações académicas no concelho. A educação é o principal motor de desenvolvimento, e apesar de esta ser uma aposta geracional, ao fim de pouco mais de dez anos, os progressos alcançados nesta área tão importante para a competitividade dos territórios são a melhor expressão do acerto da política.

Como cada centro escolar e cada escola são motivo de grande orgulho para os paredenses, a autarquia optou por convidar para inaugurar os novos edifícios apenas figuras de relevo público nacional ou mundial, preferencialmente ex-chefes de Estado ou de Governo.

José Sócrates (Centro Escolar de Mouriz); José Ramos horta (Centro Escolar de Gandra/Astromil); António Ramalho Eanes (Centro Escolar de Recarei); António Guterres (Centro Escolar de Sobreira); Augusto Santos Silva (em representação do Governo no Centenário da República - Centro Escolar de Vilela); Francisco Pinto Balsemão (Centro Escolar de Rebordosa); Mário Soares (Centro Escolar de Paredes); Pedro Santana Lopes (Centro Escolar de Duas Igrejas); ou D. Manuel Clemente (Centro Escolar de Sobrosa/Cristelo) foram algumas das personalidades convidadas.

A procura de cidadãos tão ilustres para estes atos públicos tem o reverso da medalha: muitas vezes, a dificuldade de agenda gera adiamentos. Pedro Passos Coelho pôde agora aceitar o convite da Câmara Municipal de Paredes. O próximo centro escolar a inaugurar será o de Cete, pelo ex-Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.

O Centro Escolar de Lordelo 1 tem capacidade para 215 alunos do ensino básico e 106 alunos do pré-escolar; tem três salas do pré-escolar, 12 salas para o ensino primário, uma biblioteca, refeitórios separados para o pré-escolar e 1.º ciclo, três salas de expressões e um pavilhão gimnodesportivo.

Partilhar