Crianças das escolas ouviram a rica história da luta de Vizela

Palestras “Conquista do Concelho” e “História de um Povo” deram a conhecer às crianças os acontecimentos mais importantes da luta autonómica do Concelho



Nos dias 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de março, numa iniciativa promovida pela Autarquia, inserida nas comemorações do 18.º aniversário do Município de Vizela, realizaram-se as palestras “Conquista do Concelho” e “História de um Povo”, ministradas por Belmiro Martins e Adelino Campante, respetivamente.

As palestras “Conquista do Concelho” tiveram lugar nas escolas do Agrupamento de Escolas de Infias (EB Infias, EB S. Miguel, EB S. Paio e EB Tagilde) e do Agrupamento de Escolas de Vizela (EB Monte, EB Lagoas, EB Maria de Lurdes Sampaio Melo, EB Joaquim Pinto, EB Enxertos e EB Devesinha).

Com estas palestras, nas quais participaram cerca de 320 alunos do 3.º e 4º. ano de escolaridade, pretendeu-se dar a conhecer às crianças quais os acontecimentos mais importantes da luta autonómica do Concelho, contadas na primeira pessoa.

De salientar que Belmiro Martins, foi uma das personalidades que muito terá trabalhado diretamente pela tão desejada autonomia vizelense, tendo sido um dos presidentes do tão afamado MRCV (Movimento da Renovação do Concelho de Vizela) e um dos antigos Vereadores do Município de Vizela.

A receptividade de crianças e professores a esta iniciativa foi grande e satisfatória, tanto pelo conteúdo transmitido, como pela própria comunicação do palestrante.

As palestras “História de um Povo”, direcionadas ao 3.º ciclo e Ensino Secundário, foram realizadas pelo Eng.º Adelino Campante, e realizaram-se no Auditório da Escola Secundária de Vizela, no Auditório da Escola Básica 2,3 de Vizela e no Auditório da Escola EB 2,3 S de Infias – Vizela.

Nas palestras, foram apresentados todos os temas relacionados com o aparecimento da Companhia de Banhos de Vizela e todos os acontecimentos históricos mais importantes relacionados com a mesma e com o concelho de Vizela.

Para enriquecer ainda mais estas palestras, foram convidados pelo Eng.º Adelino Campante, o Dr. António Moniz, que levou a pretensão de Vizela à Assembleia da República em 1982, e a Dra. Manuela Ferreira Cunha, no dia 19 de março de 1998, entre outras individualidades do nosso concelho.

Partilhar