Protocolo “Barriguinhas Desportistas” oficializado

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela assinou anteontem, na Universidade do Minho, a adesão oficial ao projeto ‘Barriguinhas Desportivas’, uma iniciativa inovadora e pioneira de promover a prática de exercício físico durante a gravidez.


A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do reitor da Universidade do Minho, António Cunha, do Representante ACES de Alto Ave, José Novais de Carvalho, e de um membro do Conselho de administração do Centro Hospitalar do Alto Ave.

O projeto Barriguinhas Desportistas, desenvolvido pelas autarquias de Vizela e de Guimarães, Hospital da Senhora da Oliveira, Universidade do Minho e ACES do Alto Ave, destina-se a todas as grávidas da região e proporciona aulas de atividade física gratuita e destina-se, especialmente para grávidas em qualquer idade gestacional.

O projeto é da responsabilidade do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do HSO, tendo sido pensado e elaborado especialmente para grávidas. Os objectivos são combater o sedentarismo e o aumento ponderal excessivo durante a gestação, assim como fomentar práticas e estilos de vida saudáveis nesta fase tão especial da vida da mulher.

Em Vizela, estão inscritas no projeto cerca de 20 grávidas, que usufruem de três aulas semanais, lecionadas por professores de Educação Física da Câmara Municipal, com formação específica nesta área.

Em Vizela, as aulas terão lugar às terças e quintas-feiras, das 18h45 às 19h30, no Centro Escolar S. Miguel.

Partilhar