Escola das Taipas vence concurso nacional com vídeo anti-corrupção


Filme com mensagem simples e objetiva sobre o tema “Corrupção” valeu primeiro lugar nacional. Presidente do Município de Guimarães felicita distinção, cuja cerimónia de entrega decorreu esta quarta-feira, 27 de abril, em Lisboa.


A Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, venceu o concurso nacional de vídeo “Imagens Contra a Corrupção”, promovido pela Prevenção Portuguesa da Corrupção e pelo Tribunal de Contas. Elaborado pela turma do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, o trabalho audiovisual teve a coordenação da diretora do curso, Dalila Durães, e do docente Pedro Ferreira.

O filme “Sê Cidadão e bate o pé à Corrupção” envolveu a participação de mais quatro turmas da escola nas filmagens realizadas durante três semanas, num total de mais de 40 horas de trabalho. A ideia do slogan “Sê cidadão e bate o pé à corrupção”, surgiu como forma de evoluir sobre a recorrente frase “Diz não à corrupção”, que emerge em muitas pesquisas sobre o tema.


O curso de Multimédia da Escola Secundária das Taipas já participou em duas edições anteriores deste concurso, obtendo sempre menções honrosas, contudo, este ano conquistou o 1º prémio. Estes vídeos serão posteriormente traduzidos pela Prevenção Portuguesa contra a Corrupção e serão colocados na página das Nações Unidas.


O concurso teve por objetivos criar espaços de reflexão dentro da comunidade escolar sobre questões relacionadas com a corrupção, a ética e a cidadania, promover leituras no âmbito das temáticas relacionadas com o tema do concurso, estimular a imaginação e a criatividade, além de envolver os jovens num conjunto articulado de saberes, que passam pela língua portuguesa, pelas tecnologias e pela arte.


| vídeo vencedor disponível aqui |

http://www.cm-guimaraes.pt/frontoffice/pages/991?news_id=2585

Partilhar