Programa completo das comemorações em Guimarães do 42º aniversário do “25 de Abril” em Guimarães

Sessão solene na manhã de segunda-feira na Plataforma das Artes. Na noite anterior, há um espetáculo musical no CCVF. “Welcome Centre” e Casa da Memória são inaugurados na segunda-feira à tarde.


Três concertos, duas inaugurações e uma sessão solene fazem parte do conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal de Guimarães para assinalar o 42º aniversário do 25 de abril de 1974. O programa de comemorações tem início no dia anterior, domingo, 24 de abril, às 22 horas, com a realização do espetáculo “Sons da Liberdade”, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

O concerto, que reunirá em palco a Banda Musical de Pevidém e Coros de Guimarães, será acompanhado pela projeção de imagens evocativas da época, numa parceria com o Cineclube de Guimarães. A entrada é livre até ao limite da lotação da sala. Os bilhetes, no máximo de dois por pessoa, terão de ser levantados na Plataforma das Artes e da Criatividade, no dia do espetáculo (24 de abril), entre as 10 e as 19 horas. À noite, caso não estejam ainda esgotados, os ingressos estarão disponíveis a partir das 21 horas na entrada do Grande Auditório do CCVF.

Na segunda-feira, 25 de abril, a sessão solene da Assembleia Municipal de Guimarães, abrilhantada pela atuação do pianista Simão Neto, principia às 11 horas, na Plataforma das Artes. No mesmo horário, tem início um concerto pela Banda Musical das Taipas, no Coreto do Jardim da Alameda. De tarde, às 15:30 horas, no mesmo local, decorrerá o espetáculo “Abril no Coreto”, com o grupo de música tradicional “Os Creiximir 926”. A iniciativa, que tem como solistas Dino Freitas, Kika Freitas, Francisco Ferreira e Luís Almeida, é organizada pelo Grupo Cultural e Recreativo Cruz de Pedra, Cineclube de Guimarães, Convívio - Associação Cultural, OsMusiké, CICP - Centro Infantil Cultural e Popular e Junta de Freguesia de Creixomil.

A tarde comemorativa do “25 de Abril” continua em Guimarães com duas inaugurações. Às 16 horas, na Rua Paio Galvão, é descerrada a placa do “Welcome Centre”, um novo local de acolhimento e de informação turística para as pessoas que visitam Guimarães, enquanto uma hora depois, às 17, na Avenida Conde de Margaride, abre portas a Casa da Memória, um novo lugar na cidade que alberga, conserva e expõe um conjunto de factos, tradições, história local e raízes da comunidade vimaranense.

Partilhar