"20 agosto - Bragança-FC Vizela início Campeonato de Portugal, 17h00. Força Vizela

80 voluntários recebem formação para trabalhar no acolhimento de refugiados em Portugal

Oito dezenas de voluntários acabam de participar numa formação que visa prepará-los para o trabalho no acolhimento de refugiados e migrantes.



A iniciativa – promovida pela Agência Erasmus + Juventude em Ação, em parceria com a Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR) – pretende ajudar a combater estereótipos, medos e preconceitos da opinião pública, sobretudo dos jovens.

 Para Pedro Couto Soares, diretor da Agência Erasmus + Juventude em Ação, o organismo que representa “não poderia ficar indiferente à atual crise de refugiados. Daí a vontade em desafiar a PAR para definir e concretizar uma formação que, não só preparasse as organizações que vão acolher refugiados em Portugal, mas também apostasse em jovens voluntários para trabalharem a opinião pública sobre esta matéria”, conclui o responsável.

A formação, que decorreu em Braga, foi composta por dois momentos: um destinado a voluntários da área da inclusão a refugiados e a voluntários que se candidatem a missões internacionais no terreno e um outro centrado na aprendizagem intercultural para organizações de acolhimento de refugiados e migrantes. A iniciativa contou, ainda, com a participação de 12 voluntários que se preparam para partir para a Grécia, integrados no programa PAR Linha da Frente. Segundo a PAR, Portugal recebeu, entre dezembro e maio, 247 refugiados ao abrigo do programa de recolocação, o que torna Portugal no terceiro país da Europa a receber mais refugiados em termos absolutos, atrás da França e da Finlândia.