Alunos das escolas de Guimarães vão poder “adotar” rios e ribeiras do concelho

Escolas do concelho desafiadas a adotarem 500 metros de um rio ou ribeira. Iniciativa do programa ambiental PEGADAS visa a participação dos estudantes na conservação de espaços fluviais.



O programa ambiental PEGADAS, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, acaba de lançar um desafio às escolas do concelho: “Adota um Rio!”. A ideia é que cada estabelecimento de ensino monitorize um troço de 500 metros de um dos rios ou ribeiras existentes no concelho. Para auxiliar nesta tarefa é fornecido um kit didático, sendo a inscrição válida por um ano.


Em colaboração com o Laboratório da Paisagem, o Município de Guimarães lança uma nova proposta a todas as escolas do concelho, através do programa de educação ambiental, tendo por base o “Projeto Rios”, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que visa a participação dos estudantes na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral, enquadrando-se também nos propósitos que norteiam a candidatura que Guimarães está a preparar a Capital Verde Europeia 2020.

Atualmente, estão envolvidas na implementação do “Projeto Rios” no território nacional diversas entidades institucionais, designadamente, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais, institutos e centros de investigação, além de empresas e população em geral.

Partilhar