VISITE VIZELA

Aprovada candidatura de Vizela a ‘Time Travellers’

Foi aprovada mais uma candidatura da Câmara Municipal de Vizela a projetos europeus. 14 jovens de Caldas de Reis e Frontignan irão estar em Vizela de 27 de junho a 7 de julho a trabalhar com jovens e seniores locais.


O projeto “Time Travellers” resulta de uma candidatura ao programa europeu Erasmus+, Ação KA1 – Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem, cuja ideia base nasce do programa concelhio de identificação, registo e preservação da identidade e memórias locais denominado "No meu tempo" e que está a ser desenvolvido numa parceria entre a Câmara Municipal de Vizela, a Fundação Jorge Antunes, os Agrupamentos de Escolas, o Rotary Club de Vizela, a Rádio Vizela e o RV Jornal.

Pelo sucesso obtido e pela sua eficácia no envolvimento ativo da comunidade, o programa “No meu Tempo” suscitou interesse quer a nível local, quer ao nível das cidades que têm acordos de geminação com Vizela - Frontignan e Caldas de Reis.

Através desta ação de mobilidade de jovens pretende-se utilizar o "No meu tempo", replicando-o e disseminando-o nessas cidades, tornando-o um instrumento de diálogo intercultural e intergeracional capaz de promover e reforçar o sentimento de identidade local e europeia, promovendo ao mesmo tempo a inclusão social de jovens com necessidades educativas especiais e jovens oriundos de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades.

Usando metodologias de educação não-formal, as atividades irão ter como foco as questões da educação, infância/juventude e emigração, promovendo a aprendizagem e compreensão mútua, contribuindo assim para a conservação do património imaterial das cidades geminadas.

O projeto assume uma importância fundamental, já que vai permitir que as histórias do passado, para além de serem recolhidas, sejam vividas e perpetuadas pelos jovens de diferentes países.