27 agosto - FC Vizela-Oliveirense, este domingo, 17h00. Força Vizela

Discurso do Presidente dos Bombeiros de Vizela no 139º aniversário da Real Associação Humanitária

“A melhor prenda que podíamos receber era o encerramento dos processos judiciais existentes em tribunal, entre o ex-comadante Paulo Oliveira e a Associação"



Exmos Senhores,

Que venha o sol o vinho e as flores:
- Sol de luz, força e poder
- Vinho de alegria e sangue
- Flores de felicidade e beleza.

Que venham já trazendo abraços:
- Abraços de carinho, amor e amizade.

Que venham todos de vontade:
- Vontade de desejo de fazer, de estar, de escolher.
Foi assim que cantou Carlos Mendes em 1972. Foi assim que replicou o amigo José Luís Piloto há momentos, a quem desde já agradeço a disponibilidade para estar connosco.
Acrescentou Carlos Mendes: venham os novos e os velhos e … sem se lembrarem de saudade.

Sim, venham todos festejar connosco o 139º Aniversário.
Venham dizer aos nossos bombeiros: obrigado por estarem comigo nas horas de aflição; por esta razão, eu quero estar convosco neste momento, também; quero festejar o vosso aniversário, dizer que vos quero muito e pedir a Deus para que vos proteja, pois vós sois os meus heróis.
Exatamente o que ouvistes: os nossos bombeiros são os nossos heróis, o verdadeiro bombeiro voluntário é um herói, porque todo aquele que dá a vida pelos outros é um herói.

“VIDA POR VIDA” é o lema.
É o lema dum ser supremo que põe a sua vida ao serviço dos outros.
Há muitos voluntários, de todo o género, graças a Deus, mas não há nenhum, nenhum que se iguale em dimensão e em essência ao verdadeiro bombeiro voluntário.
Hoje, bombeiros, o dia é vosso: 8 de Maio de 2016, 139 anos já do longínquo 8 de Maio de 1877.
Quantos homens, quantas vidas vividas em prol desta causa, quantos heróis por cá passaram e que nós temos obrigação de lembrar, de respeitar a sua memória, de seguir o seu exemplo e de preservar.

Sim, é isso que nós estamos a fazer, a recolher toda a informação possivel por forma a preservar o património histórico e bibliográfico desta real associação e de todos os que a serviram.
O meu, o nosso muito obrigado ao Sr. Dr. Eugénio Silva pelo extraordinário trabalho que está a desenvolver e também felicitá-lo pelo seu novo livro, ontem apresentado publicamente nesta associação “Bandeiras de Vizela”. Bem-haja!
 Sem se lembrarem de saudade: como referia ainda Carlos Mendes.

Mas, saudade, é o que nos resta daqueles que já partiram, e que neste último ano foram: o Chefe Coelho, o Bombeiro Motorista Ismael Graça, o Bombeiro João Batista, o Bombeiro Motorista Inácio Batista e o Bombeiro Motorista Manuel Almeida. E todos os que na implacável voracidade do tempo já partiram, e foram tantos, pois o tempo passa demasiado depressa e impõe que aproveitemos bem este momento que agora vivemos, pois nunca sabemos o que chega primeiro, se o dia de amanhã, se a próxima vida.
Com o tempo vamo-nos acostumando a conviver com a presença de alguns e a ausência de outros.

Em memória a todos estes homens que já partiram, hoje queremos destacar dois: Bombeiro Chefe Coelho e Bombeiro Motorista Ismael Graça. É a eles que dedicamos as duas novas viaturas a apresentar no final desta sessão. É simbolicamente neles que nós queremos homenagear todos os outros que já partiram, que foram e são um exemplo para todos nós.

Hoje, que celebramos 139 anos, é também tempo de agradecer a todos vocês aqui presentes e a todos os que no dia-a-dia se lembram de nos ajudar; das mais variadas formas: com uma palavra amiga, com a sua disponibilidade para fazer, com a sua ajuda em pequenas-grandes coisas, em colaborar connosco nas mais diversas atividades, por exemplo nos peditórios, em prestações as mais diversas como são as dádivas de pão, de vinho, de sobremesas para as nossas comemorações, do fogo para o nosso aniversário, dos donativos dos nossos amigos e benfeitores.

Neste ano, quisemos homenagear alguns de vocês que através das coisas mais simples e singelas, até às mais importantes e de maior dimensão se lembram de nós e nos ajudam no dia-a-dia: José Oliveira Pereira, LASA – Armando da Silva Antunes. S. A., Macosmi – Fábrica de Calçado, Lda., Manuel Costa & Filhos, Lda., Maria Fernanda da Costa Pereira, Maria de Lurdes da Silva Pereira, PASTELARIA FINA de José Armando Unipessoal, Lda., PIROTECNIS RACRIFER de António Pontes e Isabel Coelho, Lda. e XAVIER DE FREITAS – Materiais de Construção, Lda. O nosso muito obrigado.

Igualmente, queremos agradecer a todos os que estão a patrocinar as mais diversas ações e formações neste nosso 139º Aniversário: Câmara Municipal de Vizela, União de Freguesias S. Miguel e S João, PRESCRIPT, 4 Teams, SIDI Trade, BP, BOXOIL, Rubis Gás, Confeções POLIVEX,  Bento Antunes, Irmãos Vale Fernandes, FILASA, Vizela Fitness, Domingos Arménio Gomes e Polery Sociedade  Imobiliária, Lda. O nosso muito obrigado, também.

Hoje, que celebramos 139 anos, é também tempo de lançarmos pontes e estabelecermos parcerias e projetos de cooperação que nos ajudem a resolver problemas, a aperfeiçoar conhecimentos, a melhorar processos internos de funcionamento, a dar formação e a crescer sustentadamente. Aqui, temos de destacar duma forma muita clara as parcerias já estabelecidas com a VOLUNTERSUL, dos Bombeiros de Ribeirão do Sul, no Brasil; a ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias, com quem vamos realizar a VI Jornada Técnica de Operações de Socorro, no próximo sábado, dia 14 de Maio, e que quiseram festejar connosco o seu 25º Aniversário, pelo que aproveito para na pessoa do seu Presidente Sr. Inspetor Manuel Velloso, aqui presente, os parabenizar e desejar os maiores sucessos associativos e, por último, o protocolo de cooperação há momentos celebrado com a Sociedade Filarmónica Vizelense, a quem na pessoa do seu Presidente José Armando Branco felicito e faço votos dos maiores sucessos na sua já longa história e uma continuação do trabalho extraordinário que vêm desenvolvendo na sociedade vizelense.

Hoje, que celebramos 139 anos, é também tempo de recebermos prendas e, assim, muitos dos nossos bombeiros foram agraciados com distinções honoríficas pelo tempo dedicado ao voluntariado, ou pelos relevantes serviços praticados. As mais importantes, contudo, foram as 35 promoções registadas que representam uma progressão na carreira de bombeiros e uma motivação clara para darem mais de si em prol do bem comum, interna e externamente. A todos os meus sinceros parabéns e o meu contentamento que é o vosso também.

Mas, indubitavelmente, a melhor prenda que podíamos receber era o encerramento dos processos judiciais existentes em tribunal, entre o ex-comadante Paulo Oliveira e a Associação.
Ora, na passada quinta-feira, dia 5 de Maio, deram entrada no Tribunal Administrativo de Braga 2 requerimentos para pôr termo aos 2 processos existentes.

Foram intermediações diversas e muitas negociações, mas acabou por prevalecer a voz da razão e, assim, sem pessoas vencedoras ou vencidas, num processo que poderia arrastar-se por muitos anos, saíram todos dignificados e a Associação, essa sim, foi a única vencedora. 
Aqui quero felicitar o ex-comandante Paulo Oliveira pela sensata decisão tomada, que o dignifica, e agradecer penhoradamente aos que comigo trabalharam na resolução deste desiderato: ao Sr. Dr. Victor Hugo Salgado pelo importante e determinante papel desenvolvido na intermediação do processo; igualmente ao colega Sr. Júlio Brito e ao colega, sempre meu bom conselheiro, Sr. Dr. Armindo Faria; por último, aos advogados das partes Sr. Dr. Germano Neto e Sr. Dr. Álvaro Guerreiro.

Gostava, sinceramente, que esta importante prenda fosse uma surpresa para todos mas, infelizmente, por razões que me são absolutamente alheias, assim não aconteceu.
Meus amigos: o que nunca nos pode faltar é a esperança e a crença que os problemas se podem resolver, se tivermos coragem de os encarar. 
O que nunca nos pode faltar é a esperança de dias melhores, pois, se for para desistir, então desistamos de ser fracos.
Termino com uma frase de Ayrton Senna: “quando penso que já cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além”.

PARABÉNS ASSOCIAÇÃO!
PARABÉNS BOMBEIROS!
PARABÉNS VIZELA!

João Ilídio Costa, 
presidente da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela