Dois comunicados do Futebol Clube de Vizela

Transferência de Lima e declarações na SIC de Marques Mendes

COMUNICADO 1
No seguimento de uma notícia publicada no DDV (Digital de Vizela) esta segunda-feira, dia 30 de Maio, intitulada “Al Ahli FC paga ao FC Vizela transferência de Lima do Benfica”, a Direção do FC Vizela vem esclarecer aos seus associados e simpatizantes que tal não corresponde à verdade.
O FC Vizela foi informado oficialmente da decisão do TAS (Tribunal Arbitral do Desporto), no passado dia 23 de Maio, de que o clube dos Emirados Árabes Unidos fora obrigado a pagar 14.560 €, perto de um ano depois de consumada a transferência do jogador.
Na altura, o FC Vizela acionou o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que previa uma compensação pela formação de Lima, já que este jogador tinha 20 anos de idade quando representou o clube na época 2003/04.
Apesar dos sucessivos apelos não atendidos pelo Al Ahli, não restou alternativa ao FC Vizela senão recorrer a instâncias superiores para reclamar o que é seu por direito.
Contudo, apesar da razão dada ao FC Vizela neste processo, foi concedido mais um prazo de 30 dias para que o clube árabe proceda à transferência do valor em causa.
Portanto, desde o dia 23 até à data atual, o FC Vizela não recebeu ainda qualquer quantia relacionada com este processo."

Nota ddV - Em nenhuma parte da notícia, o ddV refere que  o FC Vizela já recebeu a verba do Al Ahli. O termo (verbo) utilizado no título "PAGA" refere-se à condenação do clube árabe e não à entrada do dinheiro na secretaria do clube vizelense.

COMUNICADO 2
"Informamos todos os associados e simpatizantes que as declarações proferidas por Luís Marques Mendes, no passado domingo, dia 29 de Maio, na sua rubrica semanal no Jornal da Noite da SIC, não têm fundamento.

A propósito da Operação “Jogo Duplo”, o antigo ministro comentou o processo, lançando alguma desconfiança sobre investimentos de capital estrangeiro em clubes da Ledman LigaPro, mencionando o FC Vizela como um dos exemplos por, alegadamente, ter como parceiros investidores chineses.

Essas declarações não correspondem à verdade, não só porque o FC Vizela, apesar de ter garantido a subida à Ledman LigaPro, ainda se encontra a disputar o Campeonato de Portugal Prio, tendo a Final da prova para disputar no próximo domingo, mas também porque não constituiu qualquer SAD, nem formalizou qualquer parceria com investidores estrangeiros.

A Direção do FC Vizela está a trabalhar com muita ponderação sobre as questões legais que envolvem a participação do clube nos campeonatos profissionais, tendo prevista já uma Assembleia-Geral Extraordinária para apresentar aos sócios os primeiros passos nesse sentido.

Os associados do clube serão sempre os primeiros a saber e aqueles que terão a decisão final no que respeita ao processo de constituição de uma SAD ou SDUQ, pelo que é falso que se diga que o FC Vizela tem investidores estrangeiros."