Sinalização de percursos leva à descoberta do concelho

A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a dar cada vez maior importância à valorização ambiental, através do desfrute da natureza, e aos estilos de vida saudáveis, associados ao património natural do Concelho.


Nesse sentido, e com o objetivo de promover o truísmo de natureza, conhecer o território, valorizar a sua diversidade e, em simultâneo, promover o exercício físico, o Município de Vizela em parceria com a CIM do AVE, executaram a sinalização de dois percursos pedestres, que nos levam à descoberta do concelho de Vizela.

Este projeto de sinalização de percursos resultou da aprovação da candidatura NATURMINHO - Projeto Âncora “Turismo de Natureza”, candidatado ao Eixo Prioritário II do Novo Norte (ON.2) - Valorização Económica de Recursos Específicos - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos - EEC PROVERE Minho IN – PA/1/2011.

Em Vizela, os percursos são de pequena rota, marcados nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com marcas de tinta amarela e vermelha.

Um dos percursos denomina-se “Trilho de S. Bento”, com cerca de 13 km, e pretende implementar e dar a conhecer uma alternativa de acesso ao S. Bento, por caminhos pedestres com grau de dificuldade médio.

O outro percurso é o “Trilho Margens do Rio Vizela”, que tem cerca de 5 km, um percurso de dificuldade muito reduzida, uma vez que percorrerá as margens do rio Vizela.

Ambos os percursos têm início na zona Ribeirinha e são circulares, ou seja, iniciam e terminam no mesmo local.

O “Trilho de S. Bento” será pela primeira vez percorrido, depois da sinalização, no próximo domingo, dia 22 de maio, inserido na atividade maio ‘Mês do Coração’, com concentração às 09.00h, no Espaço Multiusos.

Esta é mais uma aposta que a autarquia quer fazer no Desporto de Natureza, promovendo o conhecimento do território a todos os vizelenses e atraindo gente de fora.

Partilhar