Novas regras para o futebol

Entram em vigor na nova época 2016-2017


Aqui ficam algumas das 97 alterações aprovadas pelos Internacional Board- FIFA

Terreno de jogo
- Relvados poderão ter superfície mista de relva natural e artificial. Bandeirolas de canto poderão ter emblemas dos clubes.

Jogadores
- Se um suplente, um jogador que tenha sido expulso, um treinador ou qualquer elemento do staff interfere com o jogo, provocando a sua paragem, haverá livre direto (ou penálti) contra a equipa do infrator. A punição será determinada em função da localização da bola na altura da infração. Se um qualquer destes elementos externos ao jogo pararem um bola que ia para a baliza, o árbitro poderá aplicar lei da vantagem e decretar o golo.

Equipamentos
- Calções de licra devem ser da mesma cor dos do equipamento da equipa. Um jogador que abandone o campo para trocar de botas só pode voltar com autorização do árbitro, o que não deixa de ser uma alteração excessiva, visto que o jogador já precisava de autorização do árbitro para voltar ao jogo sempre que saía das quatro linhas.

Árbitro
- Autorizado a agir desde que inspeciona relvado, antes do jogo. Assim, qualquer jogador pode ser expulso por infração durante o aquecimento. Se isto suceder, a equipa do infrator não entrará no jogo em inferioridade numérica. O árbitro só pode mostrar cartões amarelos durante o jogo; Os jogadores lesionados por falta que cause expulsão do adversário não são obrigados a sair do relvado.

Duração do jogo
- O tempo gasto para hidratação dos jogadores passa a ser adicionado ao final da partida. Por senso comum, os árbitros já procediam ao desconto, embora a regra não estivesse estipulada.

Início e reinício do jogo
- Bola não tem de mover-se para a frente, para o meio-campo do adversário, para o jogo arrancar. Pode mover-se em qualquer direção.

Golos
- A baliza para desempate por penáltis será sorteada por moeda ao ar. Árbitro não precisa de ser informado da ordem dos jogadores escalados para a marcação dos penáltis

Fora de jogo
- Mãos e braços deixam de contar no momento de determinar o "off-side". Aplica-se a atacantes e defesas, incluindo o guarda-redes.

Faltas e incorreções
- Livre ou penálti só se pode assinalar quando a bola estiver em jogo. (nota do redator: já não era assim?) Decretado o fim do "duplo castigo" e do "triplo castigo", este resultante de penálti, expulsão e suspensão para o jogo seguinte. Ao árbitro caberá determinar se o defesa tentou jogar a bola de forma limpa (nesta circunstância, não há expulsão). Se o defesa obstruir, agarrar ou empurrar o adversário, se não jogar a bola ou se cometer falta para cartão cartão vermelho, por conduta violenta, é expulso; Ofensa ao árbitro é punida com livre direto, que pode ser de penálti, em função do local da bola.

Penálti
- Jogadores que façam "paradinha" após início da corrida para à bola são punidos por comportamento antidesportivo. Fazer simulações durante a corrida é permitido. Guarda-redes que se adiantem da linha serão punidos com cartão amarelo.

Lançamento de linha lateral
- Jogadores que impeçam a cobrança de lançamento lateral a favor da equipa adversária serão punidos (cartão amarelo) se estiverem a menos de dois metros de distância.

Pontapé de canto
- Bola em jogo desde que seja pontapeada e percorra a sua circunferência.

Partilhar