Presidente da Câmara reuniu entidades para definir estratégia de despoluição do Rio Vizela

Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos, o município de Vizela reuniu ontem nas instalações da Câmara Municipal de Vizela com diversas entidades, onde foi abordada a problemática da poluição do Rio Vizela e definida uma estratégia conjunta de atuação.


Esta reunião contou com a presença de várias instituições a saber: Vimágua - Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela – E.I.M., S.A, Águas do Norte, S.A., Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Câmara Municipal de Felgueiras, Câmara Municipal de Fafe, GNR/SEPNA, associações locais como a Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela – AMAS e a Liga dos Amigos das Termas, GNR de Vizela, bem como uma associação do Município de Fafe - a Associação Amigos do Ambiente de Cepães e Fareja.

Nesta reunião, para além da poluição industrial, muito associada ao Rio Vizela, foram abordadas outras matérias entre as quais destacamos: a resistência da população em geral em efetuar ligações ao sistema de drenagem de águas residuais domésticas, as ligações de águas pluviais à rede de saneamento e vice-versa, bem como o funcionamento das ETAR’s enquanto solução para a poluição industrial e urbana.

Para todos os presentes é clara a localização dos principais focos poluidores do rio Vizela, bem como das dificuldades de atuação após o levantamento dos autos pela GNR uma vez que, e conforme foi explicado pela APA, existe a dificuldade em comprovar a origem da descarga e em assegurar a celeridade dos processos de contraordenação e/ou processos judiciais.

Também é claro para todos os presentes que, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos, a poluição do rio Vizela é menor do que em anos passados, fruto da massiva industrialização junto das zonas ribeirinhas.

É nesse sentido que a Câmara Municipal de Vizela vai continuar a trabalhar, tendo sido delineada uma estratégia, que em tempo oportuno será divulgada, e assumida por todos os presentes.

Gabinete de Relações Públicas e Internacionais

Partilhar