VISITE VIZELA

Baiona Guesthouse vai abrir novo alojamento de luxo

Tem um restaurante, piscina e um court de ténis. Tudo isto numa casa com apenas quatro quartos.


Publicação da NIT
Texto de Marta Gonçalves Miranda


Quando entra na casa da Baiona Guesthouse, o novo espaço de alojamento em Santo Tirso, é impossível não ficar impressionado com a escadaria. O lance de escadas em curva pode não ser tão imponente como o da casa de Scarlett em "E Tudo o Vento Levou" (1939), mas não deixa de ser surpreendente. Até porque não é habitual neste tipo de propriedade — nem agora nem da década de 50, altura em que a casa foi construída.

"Nessa época, só os grandes hotéis da época é que tinham esta escadaria", conta à NiT Sara Pinto, assistente da administração da guesthouse.

A Baiona Guesthouse fica a 400 metros do rio Vizela, numa quinta localizada na zona industrial de Baiona, em Santo Tirso. Numa casa totalmente restaurada, há agora um restaurante, salas de estar, pátios e quatro quartos ao dispor dos hóspedes. Lá fora há um court de ténis, um ginásio e uma piscina. O espaço vai abrir até ao final de julho. Depois disso, deverá ficar concluído o spa, que vai ter sala de massagens, sauna e balneários.

"Esta casa pertencia a um grande industrial do Vale do Ave [José António de Magalhães]. Quando faleceu, a casa passou para a afilhada, que restaurou totalmente a casa."

A Baiona Guesthouse fica a 400 metros do rio Vizela, numa quinta localizada na zona industrial de Baiona, em Santo Tirso
Devido às particularidades da habitação — estamos numa casa imponente, com divisões amplas, muitos pátios e jardins —, a proprietária decidiu abrir um espaço de alojamento. Quando as obras arrancaram, a preocupação principal passava por preservar o máximo de elementos possível. "Foram recuperadas as lareiras, todas em pedra, e o mármore presente em todas as casas de banho dos quartos."

A guesthouse tem também duas salas — a maior é conhecida como a sala da televisão, e tem televisão, claro, mas também lareira, sistema de som, uma mesa de jogo e acesso a um pequeno pátio onde os hóspedes podem beber um copo. A outra sala mais pequena fica junto à receção e tem uma lareira e sofás.

No restaurante, o chef Emanuel Coelho serve pratos contemporâneos, com influências sobretudo portuguesa e mediterrânica. A sala do restaurante tem capacidade para 30 pessoas, sendo que é possível fechar uma porta e dividir o espaço.

Consoante a época e a tipologia, uma noite num quarto duplo fica entre 70€ e 120€.