Debate ‘O Rio e a Cidade’ promovido pela Câmara Municipal

Na sequência das iniciativas que Câmara Municipal de Vizela tem promovido para a despoluição Rio Vizela, decorreu na passada sexta-feira, 15 de julho, no Bar do Rio, um debate sobre o tema “O Rio e a Cidade: dinâmicas das culturas Ribeirinhas – caso específico de Vizela”.


O debate contou com a presença de várias entidades, cuja atividade se encontra diretamente relacionada com os recursos hídricos, nomeadamente o Eng.º Pimenta Machado da Agência Portuguesa do Ambiente, o Eng.º Pedro Teiga, Doutor em Eng.º Ambiente pela Faculdade de Eng.º do Porto e a Engª Norberta Coelho, das Águas do Norte, entidade responsável pelo SIDVA e pelo saneamento em alta.

Além destas entidades, também participaram nesta debate alunos da Universidade do Minho, que apresentaram estudos efetuados no âmbito de unidades curriculares que vertem sobre os temas ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, onde se demonstraram bons exemplos de convivência entre os rios e as cidades.

De salientar que este debate contribuiu para o esclarecimento da população sobre as mais variadas questões relacionadas com a poluição do Rio Vizela.

O Presidente da Câmara, na sua intervenção lembrou que a despoluição do Rio Vizela continuará a ser a sua grande luta, enfatizando, contudo que é uma luta de todos e para todos, destacando a importância do trabalho em pareceria com todas as associações vizelenses e não só, para que esta questão se possa resolver definitivamente.

O Edil realçou, ainda, que existe um longo caminho a percorrer para a efetivamente despoluição do Rio Vizela, mas será nesse sentido que o Município de Vizela continuará a trabalhar.

Partilhar