Moniz Pereira (1921-2016) a quem Vizela reconheceu

Mário Moniz Pereira, glória do atletismo português e antigo dirigente do Sporting, faleceu ontem aos 95 anos. Teve duas passagens por Vizela onde foi homenageado em presença pela Câmara Municipal que atribuiu o seu nome à pista de manutenção do Parque das Termas e pela Escola Secundária de Vizela. A vizelense Sandra Guimarães é autora do seu livro biográfico.


Considerado o pai do atletismo no nosso país, Moniz Pereira chegou a ser recordista nacional do triplo salto, antes de se tornar num treinador de elite.

Entre outros atleta de renome, Moniz Pereira era o treinador de Carlos Lopes quando este conquistou, em Los Angeles'1984, a primeira medalha de ouro olímpica da história de Portugal.
Sandra Guimarães escreveu a biografia de Moniz Pereira depois de o ter conhecido por acaso no sul. A sua influência trouxe-o a Vizela onde Moniz Pereira veio falar da sua grande paixão: o atletismo.
Estiveram os dois presentes em programas de televisão onde se destaca uma entrevista com Herman José (SIC).

Sandra Guimarães lança em Lisboa livro sobre Moniz Pereira
Notícia ddV a 10 de fevereiro de 2010


Com Prefácio de Mário Soares e depoimentos do Presidente do Sporting e do cantor Carlos do Carmo a obra será apresentada no dia 17 de Fevereiro, às 18 horas, no salão nobre do Estádio de Alvalade. Helena Ramos, jornalista da RTP, faz a apresentação. Moniz Pereira vai estar dia 20 em Vizela onde será homenageado.
Sandra Guimarães é a actual Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa.


A obra, da autoria da escritora Sandra Guimarães, tem prefácio do exPresidente
da República, Mário Soares, e depoimentos, entre outros, do Presidente do Sporting, de Carlos Lopes, Rosa Mota, Aurora Cunha e Carlos do Carmo.
A apresentação da obra, marcada para o dia 17 de Fevereiro, às 18 horas, no
salão nobre do Estádio de Alvalade, vai estar a cargo da jornalista da RTP
Helena Ramos.

Mário Moniz Pereira, que assinala este mês 89 anos de vida, é conhecido
como o "Senhor Atletismo", sendo uma das maiores referências do Desporto
em Portugal. Dedicou a sua vida ao Sporting e "fez" dezenas de campeões.
Carlos Lopes, Fernando Mamede e os Gémeos Castro são, apenas, alguns
dos atletas que tiveram como treinador Mário Moniz Pereira.

Calcula-se as presenças no lançamento do livro, de Mário Soares, Carlos do Carmo, Carlos Lopes, José Eduardo Bettencourt, Helena Ramos, José Figueiras, José Carlos Araújo e a moranguita Cátia Tavares.


Homenagem a Moniz Pereira é de tarde

Homenagem a Moniz Pereira na Secundária


NOTÍCIA DIGITAL DE VIZELA EM 4 DE FEVEREIRO 2010

Dia 20 de Fevereiro num dia consagrado ao desporto e onde participam ainda a atleta Dulce Félix, Fernando Mota, presidente da Federação de Atletismo, Paulo Colaço (investigador), Carlos Faria (CCD) e Ricardo Monteiro (CMV), a grande figura do atletismo nacional será homenageada. Sandra Guimarães falará sobre o seu livro "Fotobiografia de Moniz Pereira". A CMV conta ainda com a presença de Laurentino Dias.
(

Com o objectivo de divulgar e fomentar o desporto concelhio, a Câmara Municipal de Vizela vai promover o 1.º Fórum do Desporto de Vizela, subordinado ao tema “A Política Desportiva Local”, no próximo dia 20 de Fevereiro, a partir das 15.00h, na Casa do Park.

Como temática a abordar, nesta primeira edição do Fórum do Desporto, a Autarquia vai destacar o atletismo, sendo que nas próximas edições será dado ênfase a outras modalidades desportivas.

De realçar, então, neste 1.º Fórum do Desporto, a apresentação do Programa Municipal de Marcha e Corrida de Vizela, que integra o Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC), e que prevê a implementação de uma Pista de Marcha e Corrida, com os respectivos balneários de apoio, no Parque das Termas.
O PNMC será apresentado por Paulo Colaço, Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, mentor e responsável pelo Programa Nacional de Marcha e Corrida.
Enquadrado nesta ênfase dada ao atletismo, a Câmara Municipal vai homenagear o símbolo do atletismo nacional, Mário Moniz Pereira, pelo trabalho em prol do atletismo nacional, aquando da passagem dos seus 89 anos. Esta homenagem será testemunhada pelo Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota.
Neste 1.º Fórum será ainda apresentado o “Diagnóstico Desportivo Concelhio”, por Ricardo Monteiro, Técnico Superior da Câmara Municipal de Vizela, assim como “A Realidade de uma Associação no Concelho”, pelo Prof. Carlos Faria, Presidente do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália.
Do programa consta ainda o testemunho pessoal da atleta profissional e internacional de atletismo, Dulce Félix, formada no Futebol Clube de Vizela.
A marcar o encerramento dos trabalhos, este evento contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.


Partilhar