Comunicado da Câmara de Vizela sobre Orçamento Municipal 2017

"Equilibrado, justo e transparente, para promoção do desenvolvimento sustentável do concelho de Vizela, com redução de IMI em 10 por cento.


Os Documentos Previsionais da Câmara Municipal de Vizela para 2017 têm como principal preocupação o futuro dos Vizelenses e do nosso Concelho.

Com rigor e realismo, pugnamos pela consolidação financeira do Município de Vizela, mas sem nunca descurar a necessidade contínua de desenvolvimento local e de resposta aos desafios que diariamente se colocam na gestão autárquica.

O Orçamento da Câmara Municipal de Vizela para 2017 permitirá assumir novos investimentos com base nas receitas certas, no cumprimento das regras previsionais e dos limites de endividamento.

O Orçamento mantém-se na casa dos 13 milhões de euros (13.681.806,40€), cumprindo todas as regras previsionais de cálculo das receitas arrecadadas.

O investimento cresce, centrando-se nas áreas da educação, qualidade de vida, urbanismo e requalificação urbana, destacando-se aqui a requalificação da Escola Secundária de Vizela, a construção de uma travessia sobre o Rio Vizela, que servirá os polos industriais de S. Paio, Tagilde, Stº Adrião e S. Miguel, a criação do transporte de proximidade, e a promoção de uma verdadeira política de coesão social. Este investimento ascenderá a cerca de 3,5 milhões de euros, parte dos quais financiados por fundos comunitários.

A Câmara Municipal de Vizela pretende em 2017 potenciar o desenvolvimento sustentável do Concelho, assente na reabilitação urbana e na melhoria da atratividade da cidade e das freguesias, através do investimento com fundos comunitários, conforme definido na proposta de Orçamento de Estado para 2017.

O rigor na gestão do dinheiro público, com contenção da despesa corrente, manutenção das transferências para as Juntas de Freguesia e apoio ao movimento associativo do Concelho, permite à Câmara Municipal de Vizela descer o IMI em 10% em 2017. Nova descida do IMI será efetuada no ano de 2018, de modo a promover a fixação de famílias no nosso Concelho e aliviar a despesa dos vizelenses com habitação própria.

A proposta de orçamento do Município do Vizela para o ano de 2017, que será discutida e votada pelo Executivo Municipal esta quinta-feira, dia 27, tem em conta os princípios de rigor e da prudência nos pressupostos, nomeadamente conservador na projeção da receita, de que é exemplo a projeção de cobrança de impostos, e de gestão transparente nas contas públicas.

 O valor projetado da dívida de médio e longo prazo para o final de 2017, relativa a empréstimos, é de cerca de 13 milhões, diminuindo 3,6 milhões (21%) em relação a 2015.

O pagamento a tempo e horas aos fornecedores continuará a diminuir, situando-se neste momento o prazo médio de pagamento em 29 dias.

Vamos continuar a lutar pelo que achamos ser o caminho certo para o nosso Concelho. Por uma Vizela melhor!

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela,
Dinis Manuel da Silva Costa
26 de outubro de 2016

Partilhar