O ddV atingiu os 20 MILHÕES de visitas. OBRIGADO LEITORES.

Coração Azul em formação com Animais de Rua

Associação Juvenil de Apoio aos Animais de Vizela marcou presença neste sábado dia 08 de Outubro na formação sobre o “Método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver)” que decorreu em Vila Nova de Gaia sob a organização da associação Animais de Rua e com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.


Nesta formação de 5 horas, a Animais de Rua abordou de forma teórica e prática o método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), “o único método verdadeiramente eficaz e humano de controlo da população felina silvestre”. Na sessão abordou-se de forma pormenorizada as diversas etapas do programa CED incluindo a utilização dos materiais de captura, e foi possível ainda, em Valadares, aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos numa captura, numa colónia já sinalizada pela Animais de Rua.


Segundo a diretora da Animais de Rua, Maria Teixeira, os passos são os seguintes (resumo):

1º - Envolver a comunidade

2º - Abordar as entidades municipais

3º - Estabelecer um padrão alimentar

4º - Marcação das cirurgias e preparação do local de confinamento

5º - Captura

6º - O dia da esterilização

7º - Recuperação

8º - Libertação

9º - Cuidados e monitorização a longo prazo


Esta foi uma formação com grande relevo para a Coração Azul começar a estudar a melhor forma de intervir de forma mais estrutural no concelho de Vizela onde existem várias colónias de gatos. Nota ainda de destaque para as inúmeras atividades que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia promove: http://www.cm-gaia.pt/pt/a-cidade/centro-de-reabilitacao-animal/


Mais fotos e vídeo da formação: http://acoracaoazul.blogspot.pt/2016/10/formacao-com-animais-de-rua.html