O ddV saúda todos os candidatos às autarquias do Concelho de Vizela concorrentes às eleições de 1 de outubro. Viva o Concelho de Vizela.

Coração Azul em formação com Animais de Rua

Associação Juvenil de Apoio aos Animais de Vizela marcou presença neste sábado dia 08 de Outubro na formação sobre o “Método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver)” que decorreu em Vila Nova de Gaia sob a organização da associação Animais de Rua e com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.


Nesta formação de 5 horas, a Animais de Rua abordou de forma teórica e prática o método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), “o único método verdadeiramente eficaz e humano de controlo da população felina silvestre”. Na sessão abordou-se de forma pormenorizada as diversas etapas do programa CED incluindo a utilização dos materiais de captura, e foi possível ainda, em Valadares, aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos numa captura, numa colónia já sinalizada pela Animais de Rua.


Segundo a diretora da Animais de Rua, Maria Teixeira, os passos são os seguintes (resumo):

1º - Envolver a comunidade

2º - Abordar as entidades municipais

3º - Estabelecer um padrão alimentar

4º - Marcação das cirurgias e preparação do local de confinamento

5º - Captura

6º - O dia da esterilização

7º - Recuperação

8º - Libertação

9º - Cuidados e monitorização a longo prazo


Esta foi uma formação com grande relevo para a Coração Azul começar a estudar a melhor forma de intervir de forma mais estrutural no concelho de Vizela onde existem várias colónias de gatos. Nota ainda de destaque para as inúmeras atividades que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia promove: http://www.cm-gaia.pt/pt/a-cidade/centro-de-reabilitacao-animal/


Mais fotos e vídeo da formação: http://acoracaoazul.blogspot.pt/2016/10/formacao-com-animais-de-rua.html