Coração Azul faz balanço positivo do 5º Aniversário

Terminamos hoje mais uma aventura de eventos e de multiplas atividades que só eram possíveis realizar devido a um leque de voluntários versáteis e com capacidades de organização de elevado nível. Justiça seja feita aos parceiros que temos que contribuem também para que a Coração Azul continue a fazer um trabalho que está bem visível no Concelho de Vizela. Cansados é certo, felizes embora com mais um ano em cima (que venham muitos) e entusiasmados com o futuro.


O 05 de Outubro de 2016 finaliza da melhor forma com a retirada de mais um caozito das ruas e entregue ao dono que tinha andado o dia inteiro à procura do seu "Ben". Finaliza o dia depois de nove atividades concretizadas com grande êxito e com três (mais 2 pendentes) animais adoptados. Finaliza o dia e sentimos um grande orgulho na nossa equipa de jovens que teve hoje mais dois jovens interessados em ajudar a Coração Azul. Finaliza o dia, mas a manhã de amanhã voltamos ao terreno para dar continuidade à nossa missão. Somos uma equipa com 365 dias de trabalho voluntário e se mete em aventuras de eventos e de sensibilizações à comunidade. Somos assim... jovens... determinados e confiantes no projeto que temos ao peito.

Se nos perguntassem na altura da criação da associação se a Coração Azul iria ter um grupo de voluntários como os que tem hoje, diriamos que sim e sabem porque? Porque os valores com que foi criada a associação só poderia captar pessoas de bom coração, batalhadores, onde o respeito e o trabalho em equipa estão acima de tudo. Poderíamos estar uns em cada lado e cada um de nós ajudar e recolher animais consoante as posses de cada um, ajudar com os seus ritmos, não dar satisfações, nem ter preocupações sociais, nem estruturais. No fundo fazer o que muitas pessoas tentam fazer mas que acabam por se esgotar nesse trabalho.
A Coração Azul formou um grupo de jovens e continua a formar, temos sempre as portas abertas para novos voluntários, abertas para todos, e temos alguns adultos a ajudar. Só assim poderia ser. Não resolvemos todos os problemas, nem iremos resolver todos os problemas, isso também compete à sociedade e à comunidade. Não atiramos responsabilidades a ninguém mas sabemos as responsabilidades de quem tem voto nestas matérias. Em Vizela existem alguns problemas sociais e a questão dos animais está aí inserida. Temos estado a trabalhar num dos fundos da questão com o projeto das patinhas carenciadas e aí há um universo de problemas por resolver. Olhemos por exemplo para o centro de vizela e constatamos que existem 7 colonias de gatos de "ninguém" que se reproduzem, que morrem e ficam nos jardins e ruas, ninhadas... vemos animais enjaulados, vemos as Juntas e a Câmara com dificuldades de atuação, vemos armadilhas nos montes a ferir pessoas e animais, um rio poluído e a tentarem criar um espaço de pesca desportiva (lá se vão as lontras também), enfim... muitos problemas que não se resolverão se a Coração Azul recolher mais um ou outro animal. Ou mais 20 gatos, ou mais 10 cães. É preciso um envolvimento comunitário e a nossa função não será apanhar todos os animais, mas tentar levar a comunidade a resolver os problemas que vai criando.
Temos um projeto em mente a construção de um centro de recuperação e adopção animal. Completamente diferente de um "canil". Será um espaço de apoio e de acção e é preciso que todos compreendam a forma sustentável e estruturada que a Coração Azul está a seguir.
Obrigado a todos aqueles que carinhosamente olham para a Coração Azul. Obrigado Vizela por estares aos poucos a mudar comportamentos e parabéns a nós porque já fizemos 5 anos.

Resumo das atividades desenvolvidas

Inauguração da nova sede - Link
3ª Sessão Patinhas Carenciadas - Link
Visita escolar de sensibilização - Link
Campanha na Comunicação Social - Link
Jantar de Aniversário - Link
Recolha de Alimentos - Link
Campanha de Adopção - Link
V Concurso Coração Azul - Link
Sessão de Cinema - Link
Animais adoptados - Link

Apoios

Opticalia Vizela/Lousada, Sinfonia das Cores - Hotel Bienestar Termas de Vizela, Câmara Municipal de Vizela, União das Freguesias de Caldas de Vizela.

Partilhar