Ecorâmicas 2016 dedicadas ao Eco-Ativismo

Desde 2013 que a AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia -, em parceria com outras entidades locais e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, realiza, no último fim-de-semana de outubro, as Ecorâmicas. Este evento consiste numa mostra de cinema documental sobre ambiente e sociedade, complementado com outras atividades. Este ano, elegeu-se o Eco-Ativismo como tema do evento.


A programação das Ecorâmicas iniciar-se-á no dia 27 de outubro com a exibição do filme "Amanhã", vencedor do César de Melhor Documentário de 2016. Além de merecedor deste e de outros prémios, este filme foi um grande sucesso de bilheteira em França e noutros países. Esta sessão será realizada em parceria com o Cineclube de Guimarães.

O dia 28 contará com um programa dedicado aos mais jovens, sendo dedicado exclusivamente às escolas. Dada a recetividade da comunidade escolar nas últimas edições, este ano pretende-se alargar o convite à participação a todas as escolas do concelho. Neste âmbito, será desenvolvida a logística indispensável para que, durante o ano letivo, seja possível levar as Ecorâmicas às escolas que não tiveram oportunidade de participar no evento.

No fim-de-semana, 29 e 30 de outubro, serão exibidos vários documentários, intercalados por tertúlias, que contarão com a presença de convidados ativistas na reflexão sobre as sessões, contando nomeadamente com a presença de Pedro Serra, realizador de um dos filmes exibidos - "Que Estranha Forma de Vida" -, e de Henrique Zamith, da Associação Famalicão em Transição.

Todas as sessões de cinema terão lugar no Auditório da Fraterna (Couros). O programa detalhado pode ser consultado no blog da AVE (https://ave-ecologia.org) ou através da página Facebook das Ecorâmicas (https://www.facebook.com/ecoramicas/).

O evento, aberto a todas as pessoas interessadas, é gratuito e assenta numa organização voluntária e num conjunto de parceiros e apoios locais que asseguram solidariamente o seu encargo financeiro. Considerando a importância dos temas abordados e o empenho que a Associação deposita na organização deste evento, apelamos ao vosso esforço na divulgação da iniciativa.

Partilhar