O ddV saúda todos os candidatos às autarquias do Concelho de Vizela concorrentes às eleições de 1 de outubro. Viva o Concelho de Vizela.

Garcia, Garcia é a melhor construtora nacional do ano

Administrador Carlos Garcia.
A Garcia, Garcia, S.A., sediada na rua de Vila Moure, em Moreira de Cónegos, acaba de ser distinguida como a melhor construtora nacional de 2016 pelos Prémios Construir, evento de referência no setor da construção em Portugal, promovido pelo jornal especializado, em parceria com a revista Anteprojectos. A construtora, especializada na conceção e execução de edifícios industriais e logísticos, concorria por esta distinção com Mota-Engil, Teixeira Duarte, Grupo Elevo, Alves Ribeiro e Gabriel Couto. A Gala dos Prémios Construir realizou-se na passada sexta-feira, 21 de outubro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Obra realizada pela Garcia, Garcia: Varandas do Fórum Vizela

Nomeada pela segunda vez – a primeira nomeação foi em 2014 –, a candidatura da Garcia, Garcia apresentava alguns argumentos relevantes. “Somos uma empresa familiar centenária que tem vindo a desenvolver projetos chave-na-mão para grupos nacionais e internacionais, participando em todo o ciclo de vida destes projetos, contribuindo para fixar investimento em Portugal”, começa por explicar Carlos Garcia.


Só no último ano e meio, período em que incidiu a análise do júri dos Prémios Construir, a Garcia, Garcia foi responsável por diversos projetos chave-na-mão, em que a sua intervenção vai desde a escolha da localização da unidade até à construção, passando pela conceção dos projetos de arquitetura e engenharia, nomeadamente: duas fábricas para a Eurocast (grupo francês GMD), em Arcos de Valdevez e Estarreja; segunda unidade da multinacional brasileira WEG em Portugal, construída no Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso (propriedade da Garcia); Eurostyle Systems (grupo GMD), em Viana do Castelo, e Centro Logístico da Brunotir, em Amares.


A empresa assinou ainda a construção do Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de Aveiro da Bosch Termotecnologia; o novo Centro Logístico da Garland, em Gaia (resulta da reabilitação da antiga Yasaki Saltano); a ampliação da multinacional japonesa Uchiyama Manufacturing Corporation, em Viana do Castelo; a ampliação da Crialme, em Paredes; e a ampliação do Centro Logístico da Brasmar.


Na sua 9ª edição, os Prémios Construir voltaram a premiar as melhores obras construídas ao longo do último ano e meio, bem como o empenho e qualidade da atividade de arquitetos, engenheiros, construtores e agentes do mercado imobiliário. A candidatura da Garcia, Garcia foi selecionada por um júri independente composto por personalidades do setor e posteriormente colocada a votação entre todos os outros nomeados.
Eleclerc de Lordelo e Famalicão também foram construídos pela Garcia, Garcia

De acordo com o regulamento dos Prémios, a categoria “Melhor Construtora” visa o reconhecimento “de empresas cujo core business seja a Construção, cuja atividade seja de reconhecido sucesso não só pelo desenvolvimento empresarial como pela qualidade do trabalho desenvolvido, nomeadamente pela promoção de boas práticas.”

“Este prémio é o reconhecimento de um trabalho muito intenso que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e que nos tem permitido contornar a crise que o setor tem sofrido. O foco no nosso core business e na nossa área de especialização, tem-nos permitido crescer em contraciclo ao mercado. Esta distinção é o corolário de um ano que estamos a perspetivar ser o melhor de sempre na nossa história”, refere Carlos Garcia.

Algumas das obras Realizadaspela empresa premiada:

Brunotir
Eurocast
Garland Abóboda
Casfil
Borgwarner
Leica
Garland
Saertex
Elis
IVN - Irmãos Vila Nova, S.A. - Salsa
Grandvision
Intraplás
Irmarfer
Vieira de Castro
Móveis Costa Pereira.
Klöckner Pentaplast
Freixotel
Garland - V.N. Gaia
E-Leclerc Lordelo – Guimarães
E-Leclerc Famalicão
Atlantic Park
Imobilasa - 1ª Fase  
Finieco - Indústria e Comércio de Embalagens,
Desicor, Indústria de Madeiras e Cortiça, S.A.
Imobilasa - 1ª fase
Aquatlantis, Produtos para Animais Domésticos,