NVE termina cobertura da Villa Romana de Sendim Felgueiras

A NVE concluiu a obra da cobertura definitiva da escavação arqueológica localizada em Sendim – Felgueiras, completando um conjunto de intervenções anteriores, iniciadas com uma primeira fase com as instalações do Centro Interpretativo e instalações anexas de apoio realizadas também pela NVE há 14 anos atrás e a segunda fase com os arranjos exteriores e um segundo edifício de apoio.


A presente fase terá sido a mais delicada da intervenção, pela dificuldade e risco que comporta a sua conceção. Tratou-se de uma obra de enorme complexidade dada a sua grande dimensão, a área da cobertura é de 1.434,00 m2, que contrasta fortemente com os edifícios já projetados e com a envolvente próxima, tendo em conta a topografia acidentada da zona, caracterizada pela multiplicidade e variedade de locais de observação.

A solução encontrada, formada por um conjunto de peças horizontais, possibilitou uma protecção visual e física da vida interna do equipamento, garantindo adicionalmente um melhor enquadramento da construção no seu contexto. A cobertura tem uma forma arqueada, com uma estrutura interna e forro em madeira, assemelhando-se ao interior de uma nave. A forra exterior desta cobertura foi construída em zinco, um material nobre e com uma grande qualidade de envelhecimento, contendo uma malha regular de clarabóias em aço e vidro, proporcionando uma iluminação regular e homogénea do sítio. Os elementos verticais da estrutura são construídos em ferro e betão, sendo as asnas em madeira lamelada, em cor natural, tendo um forro interior em madeira.

O percurso de visita no interior é constituído por uma estrutura tubular metálica com um piso em gradil metálico transparente, estando preparada para a sua utilização por pessoas com mobilidade reduzida. O acesso no exterior da cobertura a este tipo de utilizadores é garantido por uma plataforma elevatória, na zona da escada de pedra, sendo a entrada feita pelo portão localizado entre o edifício principal e o primeiro anexo.

A NVE congratula-se mais uma vez por enriquecer o seu currículo em restauro e reabilitação de edifícios com a obra da Cobertura da Villa Romana de Sendim em Felgueira

Partilhar