O ddV saúda todos os candidatos às autarquias do Concelho de Vizela concorrentes às eleições de 1 de outubro. Viva o Concelho de Vizela.

7 de Novembro as Datas da História

2008 - Manuel Monteiro,
líder do Partido Renovador Democrático e um grande apoiante da elevação de Vizela a concelho, marca presença na Assembleia Municipal de Vizela e pede para falar o que foi recusado.


CONCELHO DE VIZELA

1850 - Começa a construção da igreja paroquial de Infias, do Senhor das Cinco Chagas.

1876 - Armindo Pereira da Costa reúne em sua casa um punhado de vizelenses e constitui-se a primeira comissão para instalação dos bombeiros em Vizela.
Dessa Comissão faziam parte: Armindo Pereira da Costa, António Pedro Barros de Lima, António José Dias Pereira, Dr. Abílio Torres, Joaquim Ribeiro da Costa, António de Azevedo Varela, Luis Antunes Pereira, Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, Joaquim Pinto de Sousa e Castro, João Ribeiro de Freitas Guimarães e Clementino Marcelino de Oliveira. Abílio Torres foi eleito primeiro presidente, Armindo Pereira da Costa 1º comandante e Marcelino Oliveira segundo.

1933 - Diversos vizelenses são presos e libertados de seguida pela Policia de Segurança e Defesa de Estado após confrontos na estação da CP de Vizela contra adeptos vimaranenses que viajavam num comboio especial proveniente das Aves onde o Vitória perdeu no campo das Fontaínhas contra o Boavista. A PIDE entendeu que o apedrejamento do comboio se deveu a questões políticas.

1987 - O FC Vizela é eliminado no Alentejo, na edição 1987/88 da Taça de Portugal, pelo Lusitánio de Évora. O resultado foi de 2-1 após prolongamento.

1990 - Morre, com 41 anos de idade, por motivo de doença, o Presidente da Junta de Freguesia de Vizela-Santo Adrião (n. 29/6/1949), MIGUEL BASTOS DE MIRANDA. Foi sepultado no cemitério da sua freguesia.

1997 - Fecham as Confecções Garça Real em S. João das Caldas que empregavam mais de 300 operárias. Na tentativa de salvarem esta empresa que contava com 30 anos de actividade e pagarem as dívidas, os gerentes venderam aos bancos o seu património: Quinta de Filipe (670 mil contos),Quinta da Porta (60 mil contos), Quinta do Carreira (50 mil contos), Casal da Devesa (150 mil contos), Montes da Cerca (170 mil contos), casa da Foz (60 mil contos) e uma propriedade em Vilar do Pinheiro por 25 mil contos. A NORPEDIP comprou 49% da Garça Real mas nem isto evitou o seu fim que se reflectiu na economia de Vizela, tal como o fecho das confecções Caravela e Guilherme Caldas Peixoto entre outras de menor vulto.

1998 - Francisco Ferreira vence (em lista única) as primeiras eleições da Comissão Política Concelhia do Concelho de Vizela do Partido Socialista.

2008 - Manuel Monteiro, líder do Partido Renovador Democrático e um grande apoiante da elevação de Vizela a concelho, marca presença na Assembleia Municipal de Vizela e pede para falar o que foi recusado.

FALECEU NESTA DATA
2010 - Hermes Alves Magalhães (S. João)

2014 - Manuel Rogério Pinto Machado (S. João)