Acidente mortal em Santo Adrião

"
Um homem com 59 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma queda de cerca de dez metros ocorrida na freguesia de Santo Adrião, em Vizela. "

NOTÍCIA JN (Delfim Machado)

O homem estava a substituir um poste de eletricidade na rua do Paço quando a terra que sustentava a coluna cedeu e esta caiu com o homem em cima.

João Pereira Gomes, de Felgueiras, teve morte imediata. As autoridades suspeitam que o facto de o homem ter o cinto de segurança posto o impediu de se atirar momentos antes do poste embater no chão, uma vez que o utensílio de proteção impede o desprendimento do homem e obrigou a que este fosse arrastado até ao contacto com o solo.

Segundo Manuel Sousa, morador nas imediações, o homem "cortou o cabo de eletricidade e o poste e caiu logo com ele por baixo". Depois da primeira queda, a do poste, a vítima ainda sofreu uma segunda queda por uma ribanceira de cerca de três metros.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Vizela com uma ambulância e três elementos, mas o homem já se encontrava morto. O corpo foi transportado pela mesma corporação, depois de ter sido declarado o óbito pelo delegado de saúde e recolhidas as informações por parte da GNR e Autoridade para as Condições do Trabalho.

A obra de substituição do poste de eletricidade estava a ser realizada por uma empresa privada num terreno particular e a própria empreitada também era num terreno privado, embora tivesse sido dado conhecimento à empresa fornecedora de energia.

Durante a tarde foi colocado um novo poste, embora num local diferente. Caso o Ministério Público entenda que deve haver lugar a autópsia, esta só será feita na segunda-feira, o que adiará as cerimónias fúnebres para terça. João Pereira Gomes era casado e deixa duas filhas maiores de idade.

DELFIM MACHADO E ROBERTO BESSA MOREIRA

- Notícia a ser publicada na edição de amanhã do JN

Partilhar