Assembleia da Santa Casa este sábado de manhã

Sessão presidida por Cipriano Alves está agendada para as 9 horas mas poderá começar uma hora mais tarde em função do número de Irmãos presentes.





Mensagem do Provedor Narciso Vaz Pinheiro no site da Santa Casa

A economia social, também designada por “Terceiro Sector” onde se integra a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, emprega hoje 230 mil pessoas, é responsável por 5,5% do emprego remunerado nacional, bem como por 2,8% do Valor Acrescentado Bruto e é um sector com uma importância estratégica a par com outros sectores tradicionais da nossa economia. Assim, quando se fala em Misericórdias e outras entidades do sector solidário e social temos de ter em conta, não só os serviços de qualidade no suporte e apoio a todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, mas também, noutros domínios como a saúde, educação e outras necessidades sociais dos indivíduos e famílias.
Sendo a economia social “das pessoas e para as pessoas” não podemos esquecer os operacionais da Instituição que são os elementos activos que valorizam ou desvalorizam o valor investido.
A Santa Casa Vizela emprega hoje 165 trabalhadores, sendo portanto uma das mais importantes “empresas” do concelho, em termos de empregabilidade, facto este, que confere à Mesa Administrativa, uma responsabilidade social acrescida, e daí, a importância da nossa sustentabilidade económico-financeira, que foi sempre uma das maiores preocupações do anterior Provedor.
Temos pois de modernizar a nossa estrutura funcional, rentabilizar a capacidade instalada com a diversificação dos serviços prestados à comunidade, apostar na qualidade e qualificação dos nossos trabalhadores, e por ultimo, estabelecer um controlo efectivo do investimento, da aquisição de bens e serviços e do combate ao desperdício.
Com o novo Site da Santa Casa, esperamos dar a conhecer à Comunidade o que vamos fazendo nas diversas valências, e ao mesmo tempo, promover o envolvimento cada vez maior dos colaboradores entre si, utentes, famílias e parceiros da área social e educação.
Estamos conscientes dos desafios e dificuldades que temos em mãos, mas estamos certos que, com a ajuda de Deus, o espírito de missão que nos une, e em nome de todos os que precisam dos nossos serviços conseguiremos ter êxito nas tarefas que nos propomos realizar neste quadriénio 2016/2019.
Não posso terminar sem deixar expresso o meu muito obrigado às pessoas que se disponibilizaram para integrar as listas dos Órgãos Sociais agora em funções, e também, uma palavra de apoio e gratidão a todos os colaboradores que no dia a dia são inexcedíveis no trabalho e nos cuidados aos nossos utentes.
BEM HAJAM

Partilhar