Fórum juntou históricos nos 30 anos da Rádio Vizela

Estação de rádio local, na evocação dos 30 anos pós primeira emissão (13 de junho de 1986), realizou esta manhã um fórum no Chalé do Parque que reuniu diversas individualidades entre as quais ex-presidentes, ex-locutores, dirigentes associativos e políticos, o líder do MRCV e os dois homens que até agora ocuparam a cadeira da presidência na Câmara.
- Cooperaiva da Rádio Vizela foi valorizada com a entrada de dois vizelenses: Xavier de Freitas e José Armando Branco.

ARMINDO FARIA, atual presidente da Rádio Vizela

A emissão conduzida por Fátima Anjos e Helena Lopes levou para o ar algumas das muitas memórias duma rádio com três décadas de existência «e que resistiu às tentativas que levaram ao silenciamento ou venda de muitas rádios locais deste País e que hoje se encontram inativas».
Zélia Fernandes, Liliana Faria, Tiago Rocha, Orquídea Agostinha e António Bastos.

O presidente da direção deixou claro que a Rádio Vizela, atualmente a passar por grandes investimentos no seu edificio-sede recentemente adquiridos nos segundo e terceiro andares de um prédio da rua José Ribeiro Ferreira, tem um longo caminho a percorrer.
Armindo Faria salientou que ainda há muita coisa a fazer «porque uma rádio está em constante mutação», acrescentando que a equipa daquela estação dá totais garantias de sucesso.
Armindo Faria, Carlos Martins, José Manuel Oliveira e P. Constantino Sá.


Helena Lopes e Fátima Anjos
A importância da Rádio Vizela no desenvolvimento da economia, na criação do concelho e na união do Vale do Vizela foram fatores salientados por todos os convidados entre os quais o primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira e o atual Dinis Costa.


Raúl Pereira e Pedro Paulo (já falecido) foram os locutores de serviço na primeira emissão da Rádio Vizela que originou uma autêntica corrida à compra de receptores (rádios) com frequência FM e uma reação popular muito forte junto dos estúdios.

Manuel Campelos, do MRCV, também frisou esse importante papel da RV na luta pela autonomia administrativa.

Entretanto ontem realizou-se uma assembleia da Rádio Vizela presidida por Carlos Martins,  ond
e José Armando Branco e Xavier de Freitas foram apresentados como novos cooperantes aumentando para 38 o número de membros da cooperativa.
A assembleia aprovou os novos estatutos, o regimento interno e preparou o ato eleitoral agendado para meados do mês que vem.


José Borges

ORADORES NO FORUM 30 ANOS
Raúl Pereira
ARMINDO FARIA – presidente atual da RV
RAUL PEREIRA – 1º presidente e fundador
CARLOS MARTINS – ex-presidente com dois mandatos
JOSÉ BORGES – ex-presidente e fundador
FRANCISCO FERREIRA - ex-presidente da Câmara
DINIS COSTA – presidente da Câmara
ILIDIO COSTA – presidente dos Bombeiros
MÁRIO JOSÉ OLIVEIRA – presidente da ACIV
FATIMA ANDRADE – Coligação Por Vizela
HÉLDER SILVA, ex-jornalista da RV e na RTP
Outros membros em funções na Rádio Vizela ou que passaram por aquela rádio, presentes no Fórum: Padre Constantino, Vítor Monteiro, Helena Almeida, Tiago Rocha, Zélia Fernandes, Liliana Faria, Liliana Costa, Orquídea Agostinha e António Bastos.


Manuel Campelos, Hélder Silva, Liliana Costa, Helena Almeida e jornalista do Porto Canal.

- Fotos Rádio Vizela

Partilhar