Presidente visita hospital e ex-governador civil é homenageado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará uma visita ao Hospital da Senhora da Oliveira este sábado pelas 11 horas. Às 11h30, homenagem a Fernando Alberto Ribeiro da Silva, ex-governador civil de Braga.
Esta visita é realizada no enquadramento das comemorações dos 25 Anos do Hospital e terá o seguinte programa:

11h00 - Abertura de Exposição da Coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento «MEDICINA E ARTE, lugar de partilha», no átrio da entrada principal;

11h15 - Inauguração da remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, no Piso 8 - Serviço de Cardiologia;

11h30

Homenagem a Fernando Alberto Ribeiro da Silva

O Conselho Consultivo e o Conselho de Administração do Hospital decidiram prestar homenagem a Fernando Alberto Ribeiro da Silva na altura da comemoração dos 25 anos da Instituição. Para este efeito será dado o seu nome ao auditório do Hospital e será feita uma homenagem pública pelo atual Presidente do Conselho Consultivo, José Alves Pinto.

Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva é um destacado advogado vimaranense, tendo ocupado vários cargos de relevo de âmbito regional e nacional. Foi Deputado na Assembleia Constituinte, já recebeu a Comenda da Ordem de Mérito Civil, atribuída pelo Presidente da República Mário Soares, assim como a medalha da Cidade de Guimarães em ouro. Teve um papel essencial na decisão de construção das atuais instalações do Hospital da Senhora da Oliveira, enquanto ocupava o cargo de Governador Civil de Braga, na década de 80 do século passado. Tendo mantido uma ligação estreita ao Hospital ao longo dos anos, foi também, recentemente, Presidente do Conselho Consultivo.

Exposição «MEDICINA E ARTE, lugar de partilha»

A exposição a realizar contempla obras da coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e estará no Hospital até final do corrente ano, com entrada livre. O programa «FLAD Arte em Movimento» tem como objetivo principal expor obras da sua coleção de arte contemporânea em contextos e espaços que acolhem públicos diversificados. Esta exposição, realizada no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, é a continuação deste programa concretizado através de um protocolo entre a FLAD e o Ministério da Saúde. Sob o título «MEDICINA E ARTE, lugar de partilha», a exposição desenvolve-se por diversos locais do Hospital projetado pelo arquiteto Celestino de Castro, procurando uma relação estética mais estreita entre o lugar e a arquitetura que acolhe diariamente os seus utentes.

Remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos

O projeto de remodelação da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC) do Hospital de Guimarães foi um dos vencedores do apoio do Programa EDP Solidária Saúde 2015. Este projeto implicou a realização de obras e aquisição de equipamentos num total de cerca de 250 mil Euros, sendo que o apoio da Fundação EDP é de 170 mil euros, sendo o restante valor suportado pelo Hospital. Sendo que esta verba a suportar pelo Hospital resulta de fundos conseguidos pela via da realização de estudos clínicos nesta área, tendo sido decisão do Hospital e do Serviço de Cardiologia direcionar estes valores para a valorização e melhoramento do Serviço. Os objetivos da remodelação passam por criar uma sala única com 8 camas, mais funcional na eficácia e no aproveitamento dos recursos humanos médicos e de enfermagem, criar a possibilidade de monitorização invasiva da totalidade de doentes da Unidade e ainda criar a possibilidade de monitorizar por telemetria todos os doentes internados no Serviço de Cardiologia. Esta concretização está diretamente relacionado com o objetivo do Hospital de construir parcerias junto da sociedade civil.

Partilhar