VISITE VIZELA

12 de Dezembro e a História



CONCELHO DE VIZELA

1871 - A Confraria do Santíssimo Sacramento de Santa Eulália por disposição testamentária de João Ribeiro de Faria Trauskre da cidade do Porto, afixa uma enorme lápide em pedra no adro da igreja de Santa Eulália. Esta pedra revela que, por testamento de D. Maria Rosa de Jesus Faria, benemérita da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, os pobres de Santa Eulália têm atendimento gratuito no Hospital da Misericórdia de Guimarães.


1878 - O Governador Civil de Braga, Joaquim Cabral de Noronha, emite o alvará dos primeiros estatutos dos Bombeiros Voluntários de Vizela. A Comissão Instaladora era composta por Abílio da Costa Torres; António José Dias Pereira, Armindo Pereira da Costa, Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, Joaquim Ribeiro da Costa, António José de Azevedo varela, António Pedro de Barros Lima, João Ribeiro de Freitas Guimarães, Joaquim Pinto de Sousa e Castro e Luís Antunes Pereira.

1982 - Regista-se em Vizela um boicote eleitoral às eleições autárquicas. Bem cedo os vizelenses destruíram as mesas de voto e lançaram os boletins na rua. A GNR também infringiu a Lei carregando sobre os vizelenses. A repetição do acto eleitoral ficou marcada para o domingo seguinte em que se registou novo boicote.

1985 - O Presidente do Futebol Clube de Vizela, Abílio José Correia Pimenta, é elevado à categoria de "Sócio de Mérito" no mesmo dia em que anuncia aos sócios o início da construção do Estádio do F Futebol Clube de Vizela.

1997 - O Futebol Clube de Vizela é distinguido como Sócio Honorário da Associação de Futebol de Braga pelo seu meio século de actividade, estatuto que só mais dois clubes inscritos na AFB dispunham: Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

2008 - Jaime Oliveira, um portuense apaixonado por Vizela, apresenta a 2ª edição do livro "Vizela à Procura de Uma Memória". Um livro que retrata espaços da Vizela dos tempos áureos com inúmeros hotéis, aquistas, praça de touros, etc.

2010 - Tozé Fonseca é despedido de treinador do CCD Santa Eulália devido aos maus resultados.

2010 - FC Vizela conquista a primeira vitória da época em casa à 12ª jornada frente ao Pontassolense (Madeira).


NESTA DATA NASCEU
1980 - Pedro Albergaria, guarda-redes do FC Vizela de 2014 a...