VISITE VIZELA

19 de Dezembro as Datas da História


CONCELHO DE VIZELA

1982 - Repetição do acto eleitoral que não foi possível realizar oito dias antes resulta em novo boicote. GNR carrega sobre os vizelenses e o jornalista Afonso Camões de O Primeiro de Janeiro é agredido pela autoridade que lhe desfez o casaco à bastonada. A televisão filmou e o mundo viu a batalha campal.


1986 - Morre subitamente António Manuel Silva Ferreira (n. 15-6-1948), professor do Ciclo de Vizela, onde exerceu também o cargo de Presidente do Conselho Directivo e ex-vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Lousada. Tinha 38 anos de idade. Foi sepultado em Santa Eulália.

2001 - SÉRGIO Júnior regressa ao Brasil depois de ter sido despedido do Vizela (II B-Zona Norte) com "justa causa". Emprestado pelo Vitória de Guimarães o brasileiro viu-se envolvido num diferendo com o treinador Fernando Faria e foi afastado dos treinos. De seguida foi-lhe instaurado um processo disciplinar.

NESTA DATA NASCEU
Belmiro Martins
, vereador municipal e ex-Presidente do PSD. Foi secretário-geral do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela e presidente do Rotary Club de Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2008 - Joaquim de Freitas Leite
2010 - Abílio Graciano de Faria Simões Sampaio (Tagilde)

NACIONAL E INTERNACIONAL
(Fonte Wikipédia)

1187 - Paolo Scolari é eleito Papa Clemente III.
1941 - Hitler torna-se o supremo comandante chefe do Exército Alemão.
1943 - Segunda Guerra Mundial: missão de vanguarda de oficiais brasileiros chega a Nápoles, na Itália.
1994 - A união civil entre homossexuais é tornada legal na Suécia.
1997 - O filme Titanic é lançado nos E.U.A.
2001 - A fumaça do World Trade Center, resultante dos ataques de 11 de Setembro de 2001, finalmente extingue-se após 3 meses.