VISITE VIZELA

Brigada Verde de Ponte recolhe mais de uma tonelada de lixo nos acessos e margens do rio Ave

Ação ambiental envolveu cerca de uma centena de voluntários. Plantação de novas árvores ocuparam resíduos removidos da natureza.



Mais de uma tonelada de resíduos foi recolhida dos acessos e margens do rio Ave, durante a realização de uma ação de limpeza promovida pela Brigada Verde de Ponte. Cerca de uma centena de voluntários participou nesta ação de sensibilização, que foi complementada com a plantação de doze árvores junto ao Parque de Lazer da Ínsua.

A iniciativa teve vários palcos de ação, desde a limpeza da vegetação de caminhos, remoção de lixo indiferenciado (plásticos, vidros, eletrodomésticos e mobiliário já em estado de decomposição, pneus...), que se encontravam na margem e acessos do rio Ave. Em paralelo com esta ação, a Brigada Verde de Ponte plantou uma dúzia de árvores no âmbito da campanha nacional “Plantar Portugal”.


«Este tipo de ações em defesa da natureza devem ser replicadas no nosso concelho, com a criação de novas e mais Brigadas Verdes. O princípio da proteção ambiental de Guimarães é fundamental no caminho que estamos a percorrer e só com o envolvimento de todos, mudando comportamentos e atitudes, poderemos acrescentar novos patamares de qualidade ao nosso ambiente», considerou Domingos Bragança, Presidente do Município.



Já o responsável pela Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha referiu, por sua vez, que o objetivo primordial da campanha de limpeza foi a «promoção da saúde e o bem-estar de todos, pautando pelas práticas saudáveis de convivência, em harmonia com a natureza, levando os jovens e a população em geral a terem atitudes e comportamentos assertivos em relação ao meio em que todos vivemos».



A realização desta iniciativa contou com o apoio e participação de vários parceiros, nomeadamente, Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Ponte, Vitrus, Escuteiros, Secção de Ambiente da ARCAP, empresas privadas e muitos voluntários da vila de Ponte.



| galeria de imagens |

http://www.cm-guimaraes.pt/frontoffice/pages/991?news_id=2823